Projeto Cultural promoverá diversas atividades nos Campi da UNIFAP

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC)

Movimentar a cultura e as novas experiências, todos os meses! Essa é o convite para a comunidade amapaense. A partir desta sexta-feira, 30 de agosto, tem início o Projeto “Linha Cultural Universitária: Campi em Movimento”, em Oiapoque, Mazagão, Santana e Macapá. A abertura oficial está marcada para as 8h30, no Ginásio Poliesportivo do campus Marco Zero.

Essa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), em parceria com as diretorias de Campi e órgãos do governo estadual. O projeto contará com intensa programação cultural, sempre na última sexta-feira de cada mês. O público poderá apreciar a produção agrícola de comunidades tradicionais do Estado, além da gastronomia regional. Terá, ainda, Feira de Artesanato, de livros e brechó. O roteiro musical oferecerá apresentações de grupos indígenas, Cortejo Cultural, poesia e participação de grupos tradicionais de Marabaixo e capoeira.

Interação com a comunidade

As atividades serão abertas ao público, já que o projeto tem por objetivo, aproximar a comunidade externa com a vida da Universidade. De acordo com o Pró-Reitor da PROEAC, Prof. Dr. João Batista Gomes de Oliveira, a “Linha Cultural Universitária” deseja movimentar culturalmente os Campi, promovendo o engajamento entre UNIFAP, sociedade amapaense e os órgãos governamentais e não governamentais. “O projeto buscará trazer para os campi as várias vertentes culturais, divulgando e gerando emprego e renda aos empreendedores locais”, comenta o Pró-reitor.

Haverá oficinas de formação, no Campus Marco Zero. Imagem: Divulgação/UNIFAP.

Nos Campi Oiapoque, Mazagão, Santana e Marco Zero, em Macapá, haverá exposição de produtos locais, em barracas espalhadas nos diferentes espaços da Universidade. O Pró-reitor explica que as ações da “Linha Cultural Universitária” resultarão em um grande evento, no mês de dezembro, sendo o ‘Festival de Música Universitário’.

“A intenção é que todo o aparato cultural vivenciado ao longo dos meses culmine nesse Festival. O Projeto é um espaço deflagrador de ações acadêmicas, na medida em que vários professores poderão lançar mão das relações estabelecidas nesses ambientes para, juntamente com os discentes, gerar pesquisas e ações de extensão”, completa o Prof. João Batista.

Fique por dentro das atividades nos Campi e participe!

PROGRAMAÇÃO NO CAMPUS MARCO ZERO

MANHÃ

9h: Abertura do evento – Banda de Música da PM-AP, Grupo os Batuqueiros, Osmar Junior

Das 10h às 13h: Exposições, prestação de serviços e comercialização de produtos.

• Feira de produtos agrícolas e venda de comidas típicas
  • Feira de livros e artesanato
  • Atendimento em saúde com projetos de extensão
  • Atendimento PROGEP
  • Exposição coletiva de artes plásticas na Galeria de Artes do DEPLA

Da 15h às 18h

Exposições, prestação de serviços e comercialização de produtos.

• Feira de produtos agrícolas e venda de comidas típicas
  • Feira de livros e artesanato
  • Atendimento PROGEP
  • Exposição coletiva de artes plásticas na Galeria de Artes do DEPLA

17h – Cortejo Cultural com participação de grupos de Marabaixo, hip hop e capoeira.

Saída: Rádio Universitária (1ª Estação).

Chegada: Departamento de Artes e Letras – DEPLA (2ª Estação).

PROGRAMAÇÃO NO CAMPUS SANTANA

MANHÃ

Não haverá programação

TARDE E NOITE

Exposições, apresentações e comercialização de produtos.

• Rodadas de poesias
  • Apresentação de grupos de hip hop
  • Varal de poesias
  • Feira de livros
  • Exposição de produtos indígenas
  • Oficina de arte indígena
  • Encerramento com a bateria da Escola de Samba ‘Império do Povo’

PROGRAMAÇÃO NO CAMPUS MAZAGÃO

MANHÃ E TARDE

Torneios esportivos, Exposições, apresentações e comercialização de produtos.

• Torneio de futebol, voleibol, xadrez, dama e domino
  • Exposição e venda de artesanato, produtos agrícolas e comidas regionais
  • Apresentação de grupo de Marabaixo

PROGRAMAÇÃO NO CAMPUS OIAPOQUE

MANHÃ E TARDE

Das 8h às 18h: Torneios esportivos, Exposições, apresentações e comercialização de produtos.

• Feira e oficina de produtos artesanais indígenas
  • Feira de produtos agrícolas
  • Feira de Livros

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.