Programas de Pós-Graduação organizam evento sobre tecnologias aplicadas à fármacos

Os seminários e workshop são gratuitos e voltados para toda a comunidade científica de acadêmicos, pós-graduandos, professores e pesquisadores de áreas afins.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e o Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica da Universidade Federal do Amapá (PPGIF/UNIFAP), em parceria com as Universidades Federais do Amazonas, Goiás e Pará, promovem o IV Workshop do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica e o VII Ciclo de Seminários em Ciências Farmacêuticas. O evento ocorrerá entre os dias 02 a 04 de dezembro de 2020, no CANAL OFICIAL pela plataforma Youtube.

O Workshop será on-line, as inscrições podem ser feitas por meio do site: https://www.even3.com.br/ivworkshopppgif2020/ O objetivo do IV Workshop do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica é realizar o encontro com os coordenadores, docentes e discentes das instituições que fazem parte da Rede PPGIF (Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Pará – UFPA e Universidade Federal do Amapá – UNIFAP), para delinear as atividades dos próximos anos e estratégias de interação da Rede. Já o VII Ciclo de Seminários em Ciências Farmacêuticas busca promover ao pós-graduando a troca de experiências e a habilidade de produzir um evento científico.

Os seminários e workshop são gratuitos e voltados para toda a comunidade científica de acadêmicos, pós-graduandos, professores e pesquisadores de áreas afins, que possuam interesse em atualizações sobre métodos de ensaios biológicos e sobre tecnologias aplicadas à fármacos. Durante o workshop, serão apresentados resultados das atividades de pesquisas científicas e experiências de cotutela internacional da Rede PPGIF, além da reunião dos coordenadores da Rede para definir as atividades dos próximos anos e estratégias de interação.

Este ano, o VII Ciclo de Seminários em Ciências Farmacêuticas será organizado pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (mestrado) e do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (doutorado). Os acadêmicos irão acompanhar estudos e experiências demonstradas pelos representantes da rede PPGIF (UFAM, UFG, UFPA; UNIFAP) nas suas respectivas áreas de atuação e pesquisa.

O encontro será composto por 09 apresentações de resultados de doutorandos e 05 conferências com convidados (Universidade Federal de Sergipe; Universidade Federal do Pará, Universidade Nacional Autônoma de México, Université de Guyane), com carga horária total de 20 horas.

Importância

O workshop tem ocorrido de forma bienal e, sendo os anteriores, realizados de forma presencial na UFG (2014), UFAM (2016) e UFPA (2018). Em razão das normas oficiais de prevenção frente a COVID-19, este ano será sediado pela Unifap, de maneira on-line. De acordo com o coordenador do evento, Prof. Dr. José Carlos Tavares, “o encontro promove a troca de experiências, avalia os trabalhos desenvolvidos na Rede de Inovação Farmacêutica e propõe alternativas para superar eventuais impedimentos encontrados na execução das pesquisas e, assim, desenvolver Teses com qualidade e inovação”, explica.

Rede Colaborativa

Os Programas de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF), em nível de doutorado, são associados em Rede pelas Instituições de Ensino Superior UFG, UFAM, UFPA e UNIFAP. “A Rede qualifica pessoas em nível de doutorado e fortalece a formação de doutores na região para atender tantos as demandas estratégicas locais quanto nacionais”, explica Prof. Dr. Tavares.

A Rede é constituída por docentes e pesquisadores que atuam na área das Ciências Farmacêuticas e são comprometidos com o desenvolvimento regional, além da formação de recursos humanos em pesquisa para valorizar os recursos naturais locais, visando usá-los de forma sustentável na construção de produtos e processos inovadores.

Organização

O evento será coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Tavares, Coordenador do PPGIF/Unifap e pelo prof. Dr. Irlon Maciel Ferreira, Coordenador do PPGCF/UNIFAP, com os Coordenadores Técnicos Agerdanio Andrade de Souza, Brenda Matsunaga Laurindo, Kelciane Conceição Cordeiro, Priscila Faimann Sales e Rosemary de Carvalho Rocha Koga, além da organização pelos alunos matriculados na disciplina de Seminários em Ciências Farmacêuticas II dos Programas PPGCF e PPGIF/UNIFAP.

Confira a PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Texto: Divulgação/ASSESP-UNIFAP.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.