Programação na Rádio Universitária marcará 26º aniversário da Unifap

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) completa 26 anos de história e serviços prestados à comunidade na próxima quarta-feira, 2.

Para celebrar a data, a programação da Rádio Universitária na manhã do aniversário será voltada para discutir a contribuição que a Universidade tem dado para o desenvolvimento do Estado nos campo do mercado de trabalho, reflexão acerca das conquistas e desafios das demandas locais, além dos avanços na área da pesquisa.

Estudantes do curso de jornalismo irão apresentar um vídeo com cerca de 20 minutos que conta parte da história da instituição por meio dos seus principais atores: corpo administrativo, professores e alunos.

Os acadêmicos trabalharam ao longo de três meses no vídeo para a exibição durante o 26º aniversário.

O grupo de teatro da Universidade também fará uma dramatização como parte da programação.

A proposta do vídeo, segundo um dos organizadores do evento, professor Aldenor Benjamim, é oferecer uma visão da Universidade das pessoas nativas do Amapá e os que aqui chegaram.

“Nós iremos apresentar a história por meio de alguns depoimentos e fotos antigas que mostram o início da fundação e fixação da Unifap”, informou o professor.

Histórico A estrutura precursora da Unifap veio com a montagem em 1970 do “Núcleo de Educação em Macapá” (NEM), ligado a Universidade do Pará (atual UFPA).

No NEM passou a ser oferecido cerca de 500 vagas de licenciatura de curta duração no campo do magistério, no intuito de reverter o atraso de pessoal nesse sentido na região do Território Federal do Amapá, e formar um quadro permanente e qualificado, eminentemente regional.

Com a iminente elevação do Território Federal do Amapá em uma unidade federativa plena, passou-se a discutir seriamente a necessidade de construção de uma universidade autônoma na região do Amapá.

Tal proposta culminou na elaboração da Lei Federal nº 7.

530, de 29 de agosto de 1986 que criou a UNIFAP, tornando-se vigente através do Decreto nº 98.

997, de 2 de março de 1990, publicado no Diário Oficial da União nº 43, de 5 de março de 1990.

O NEM permaneceu em atividade até 1992, quando suas estruturas foram reaproveitadas para formar a recém-criada Unifap.

Além de oferecer cursos de graduação, a universidade também conta com programas de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), pesquisa e extensão, de acordo com o artigo 207 da Constituição Federal.

Por ser uma fundação pública de ensino está vinculada ao Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Ensino Superior (SESu).

Foi criada pelo Decreto nº 98.

997 de 2 de março de 1990, assinado pelo então presidente da República José Sarney.