Programação da Unifap dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia inicia nesta segunda (23)

Compartilhe:

Inicia na próxima segunda-feira, 23 de outubro, a participação da Universidade Federal do Amapá (Unifap) na 14ª edição da Semana Nacional de Tecnologia (SNCT 2017), evento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

Este ano, a SNCT ocorre de 23 a 27 de outubro em diversas instituições de ensino e pesquisa do estado do Amapá e está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec).

Os campi universitário Marco Zero do Equador (Macapá-AP), Santana e Binacional do Oiapoque recebem as atividades da SNCT 2017 e a programação completa pode ser conferida no site oficial do evento.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pó-graduação da Unifap, Helena Simões, a SNCT possibilita mostrar à sociedade a importância das pesquisas desenvolvidas pelas instituições de pesquisa.

“É por meio da ciência que descobrimos novos medicamentos, que criamos novas tecnologias e debatemos dinâmicas sociais que tentam aperfeiçoar nossas relações nos mais diversos ambientes.

A nossa comunidade precisa conhecer o que temos feito e as portas estarão abertas para recebê-los”, afirma.

A programação da Unifap contará com exposições, palestras, minicursos, oficinas, mostra de teatro, seminário, feiras de inovação e tecnologia e de orientação vocacional, workshop de fitoprodutos e congresso de iniciação científica.

Agentes e departamentos envolvidos com a pesquisa acadêmica organizaram, sob orientação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propespg), as atividades da Universidade no evento.

“Tivemos o projeto da programação da Unifap aprovado em setembro peloMCTICe CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico].

Com isso, adquirimos recurso em torno de R$ 19.

800 para realizar a proposta, que previu ações dentro das modalidades pedidas no edital de seleção e que trouxessem o tema da Semana deste ano, que é a matemática.

Paralelamente, outros eventos que já estavam previstos foram integrados à programação da Unifap na SNCT e uma chamada interna para seleção de atividades também foi lançada”, explica o diretor do Departamento de Pesquisa (DPq) da Unifap e coordenador do projeto, Alaan Ubaiara.

Diferencial O grande diferencial deste ano é o Dia C da Ciência, mobilização nacional que envolve as instituições de ensino superior e de pesquisa com o intuito de mostrar à sociedade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

A programação “A Ciência que eu Faço” trará uma série de palestras sobre as pesquisas desenvolvidas nas pós-graduações da Unifap e ocorrerá no dia 25 de outubro em escolas públicas do estado, com a participação do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, e no dia 26 de outubro no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Segundo Ubaiara, outras novidades da Unifap na SNCT deste ano são as feiras de Inovação e Tecnologia (FIT) e a de Orientação Vocacional (FOV), que ocorrerão, respectivamente, nos dias 26 e 27 de outubro, e o Workshop de Tecnologia de Fitoprodutos, que será realizado nos mesmos dias.

A FIT será promovida pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) da Unifap e terá conferências com autores e inventores de pesquisas inovadoras da Instituição.

O evento ocorrerá às 15h no hall do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (Cipp), que fica no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Já a I Feira de Orientação Vocacional (FOV) será a oportunidade para pré-vestibulandos obterem auxílio na escolha de um curso superior.

A FOV também será no campus Marco Zero, das 14h às 18h.

O II Workshop de Tecnologia de Fitoprodutos debaterá a utilização da nanotecnologia na produção de produtos naturais de origem vegetal e será realizado no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), no campus Marco Zero (Macapá-AP).

Mais informações no site oficial do evento.

Ciência na prática – Várias oficinas e minicursos serão realizados pela Unifap durante a SNCT 2017, promovendo o aprendizado prático de várias vertentes do conhecimento científico.

“Confecção de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Biologia”, “R Markdown: otimização de relatórios dinâmicos”, “Escrita acadêmica: desatando alguns nós” e “Uma breve história das Guianas” são algumas das oficinas e minicursos.

Iniciação científica – O VI Congresso Amapaense de Iniciação Científica também fará parte da programação da SNCT este ano.

O evento, que será realizado de 23 a 25 de outubro no campus Marco Zero, objetiva divulgar a produção de iniciação científica realizada por estudantes bolsistas de pesquisas desenvolvidas na Unifap, Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Mais de 100 estudantes de diversos cursos de graduação irão apresentar artigos acadêmicos no congresso.

A programação da Unifap contará ainda com palestras sobre biologia molecular, engenharia elétrica voltada para engenharia de tráfego, ordem pública e violência, como submeter um projeto ao Comitê de Ética da Unifap, os limites da liberdade de expressão; apresentação dos cursos de graduação do campus Santana; exposições audiovisuais; mostra cultural; e o “I Seminário de Projetos de Pesquisa e Extensão em Andamento do Campus Binacional do Oiapoque: Ciência e Ações Comunitárias na Fronteira” (26 e 27 de outubro).

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site http://snct.setec.ap.gov.br/ A programação da Unifap na SNCT 2017 também está disponível no site http://www2.unifap.br/propespg/ SNCT 2017 A “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: A Matemática está em tudo” ocorrerá no estado entre os dias 23 a 27 de outubro de 2017, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Embrapa Amapá, Instituto Federal do Amapá (Ifap), Iepa e auditório do Conselho Federal de Medicina.

A Matemática foi escolhida como tema da SNCT 2017.

A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema ocorrerão no Brasil nos próximos anos: a Olimpíada Internacional de Matemática (2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (2008), ambos pela primeira vez no país.

Saiba mais no site oficial doMinistério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.


Compartilhe:
Fechar Menu