Programa ‘Novos Caminhos’ oferta cursos de qualificação profissional

Os cursos são gratuitos e com certificado de conclusão.

O Ministério da Educação (MEC) está ofertando mais de 120 mil vagas em cursos de Ensino à Distância (EAD), de qualificação profissional, em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A iniciativa faz parte do programa ‘Novos Caminhos’, lançada em outubro de 2019. A iniciativa oferece cursos para qualificar o profissional diante da demanda do mercado local. Foram investidos R$ 60 milhões para incentivar a abertura das vagas.

O programa é integrado por institutos federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), escolas técnicas vinculadas às universidades federais e instituições das redes estaduais, distrital e municipais. Os cursos são gratuitos e online com certificado de conclusão disponíveis para interessados de qualquer parte do Brasil e abrangem diversas áreas como: ciências agrárias, desenvolvimento de jogos e aplicativos para mídias sociais, tecnologia da informação, administração, logística, meio ambiente, agroindústria, comércio exterior, fotografia e empreendedorismo. A carga horária e escolarização mínima exigida variam de acordo com a oferta.

Como participar

As vagas são liberadas em consenso com a confirmação do MEC e instituições credenciadas no programa, sendo responsabilidade da instituição publicar o quadro de seleção, matrícula, divulgação e a realização dos cursos. Portanto, para participar, deve-se acompanhar as informações no site da instituição de interesse ou a plataforma ‘Novos Caminhos’ no portal do MEC, onde o usuário pode fazer busca de vagas disponíveis.

O programa ‘Novos Caminhos’ foi lançado em outubro de 2019 com o objetivo de potencializar a educação profissional e tecnológica com crescimento de 80% nas matrículas dos cursos de qualificação profissional, subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões — até 2023.

Diversas instituições já disponibilizaram vagas EAD:

– Instituto Federal da Bahia oferta 500 vagas em curso de programador web

– Instituto Federal de Brasília oferta 1.800 vagas em cursos on-line de qualificação profissional

– IFPE abre seleção para 960 vagas em cursos de qualificação profissional a distância

Confira alguns cursos e modalidades ofertadas:

Para mais informações acesse:

portal.mec.gov.br/novoscaminhos

Colaboração de Texto: Janaina Pelaes (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.