Professores do curso de Física realizam atividades de extensão em três municípios do Amapá

Os professores do curso de Física, Robert Matos, Victor Montero, Paulo Soledade e Erveton Pinheiro, realizaram palestras em três municípios do Amapá como desdobramento do projeto de extensão “Conhecendo o Mundo Nano”.

As palestras foram financiadas com recursos do Edital PAEX/2017/UNIFAP, no qual o projeto fora contemplado.

A primeira atividade ocorreu no dia 1º de dezembro de 2017 na escola Teotônio Vilela, em Vitória do Jari, município distante 213 quilômetros da capital amapaense, na qual os professores Robert Matos e Paulo Soledade palestraram sobre ensino de Física no Amapá e nanociência e nanotecnologia, respectivamente.

A segunda foi realizada no município de Laranjal do Jari, a 295 quilômetros de Macapá, no dia 5 de dezembro do mesmo ano, no campus do Instituto Federal do Amapá (IFPA), novamente com as mesmas palestras, mas desta vez a palestra de Nanociência e Nanotecnologia foi conduzida pelo professor Victor Montero.

E finalmente a última atividade ocorreu em Calçoene, distante cerca de 400 quilômetros da capital, no dia 20 de maio de 2018, também com os mesmos temas, porém a palestra de Nanociência e Nanotecnologia foi conduzida pelo professor Erveton Pinheiro.

“A extensão universitária para o interior do estado nesses moldes tem sido algo inédito no curso de física, pois nunca havia sido feito algum projeto nesse sentido.

Estas palestras com certeza levaram alguma perspectiva sobre o ensino e a Nanotecnologia para os municípios contemplados com o projeto, que é o que de mais novo se discute em termos dessa ciência neste início de século”, explica o coordenador do projeto de extensão, professor Robert Matos.

Mais informações sobre os projetos de extensão podem ser acessadas no site www2.unifap.br/rsmatos.

Texto e fotos: Robert Matos