Professoras da UNIFAP realizaram missão científica na Irlanda

No mês de novembro, professoras do curso de Farmácia/Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS) e Programa de pós-graduação em ciências Farmacêuticas (PPGCF), Clarissa Lima e Elza Müller, realizaram missão científica na universidade da Irlanda, Trinity College Dublin (TCD) e Trinity Biomedical Sciences Institute, consolidado a colaboração científica com os pesquisadores, Dr.

Fábio Boylan e Dra.

Lorraine O´Driscoll, através do projeto intitulado “Purificação e isolamento das substâncias obtidas do extrato hidroetanólico das folhas e flores da Acmella oleracea (L.

) R.

K.

Jansen (Asteraceae) e avaliação da atividade antitumoral in vitro em linhagem celular de câncer de mama, útero e ovário” aprovado naChamada Pública nº 002/2018 – FAPEAP – Programa de Apoio a Núcleos Emergentes de Pesquisa – PRONEM.

Além da UNIFAP e Trinity College Dublin, outras instituições de pesquisa também irão atuar em colaboração neste projeto, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e o Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), do Rio de Janeiro.

A universidade, Trinity College Dublin, é uma instituição totalmente interdisciplinar, com fortes colaborações nacionais e internacionais.

Neste local realizam-se investigações em doenças inflamatórias e infecciosas, neurológicas e estudos avançados, principalmente, na pesquisa do câncer.

Esta instituição mostrou-se disposta a oferecer treinamento técnico-científico para profissionais envolvidos no projeto, bem como a execução de uma parte dos experimentos relativos à técnica de cromatografia contracorrente, bioprospecção de fármacos com atividade antitumoral em modelos in vitro utilizando técnicas de biologia molecular.

A importância dos treinamentos deve-se posterior implementação de algumas destas técnicas em laboratórios da Universidade Federal do Amapá, já que o projeto prevê a aquisição de material de consumo e equipamentos, melhorando a infraestrutura dos Laboratórios da UNIFAP e de grupos de pesquisa liderados por pesquisadores de núcleos emergentes de pesquisa, diminuindo a dependência de Instituições externas para realização de testes com material biológico da nossa região.