Professor João Renôr foi o quarto reitor da UNIFAP, conheça sua trajetória

Em sua gestão, o docente contribuiu para instalação de novos cursos na Universidade.

Dentro das comemorações do Jubileu dos 30 anos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), a Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP) preparou a “Galeria dos Ex-Reitores”. O objetivo é resgatar o perfil e a trajetória acadêmica dos docentes que estiveram à frente da gestão da Universidade.

A série é uma homenagem aos ex-reitores, como forma de gratidão pelos trabalhos prestados à comunidade da UNIFAP. #MuitoObrigado!

João Renôr Ferreira de Carvalho

Foto: Divulgação/Internet.

Prof. Dr. João Renôr Ferreira de Carvalho era maranhense, bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco.  Doutor em Estudos Latino Americanos – Institut Des Hautes Etudes de L’amérique Latine na Université de Paris III. Foi reitor o 4º reitor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), de 1997 a 1999. Após deixar as funções na Universidade, foi lotado no Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Era Professor Titular da UFPI. Durante sua trajetória acadêmica, atuou nas áreas de História, com ênfase em História do Brasil, História da América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Indigenismo Brasileiro e Amazônico, Memória, História do Maranhão, História da Amazônia e Etnologia de comunidades tribais do Nordeste.

Prof. Dr. João Renôr em visita à UNIFAP, durante inauguração da Galeria dos Ex-reitores, em 2014. Foto: Divulgação.

Escreveu mais de 15 livros, obras importantes para a historiografia brasileira, entre elas: “Os índios Guêguê e Acoroá (Craô) do Piauí Colonial no período de 1738 a 177”, “O SAMUEL BENCHIMOL QUE EU CONHECI: um homem apaixonado pelo mundo amazônico”, “O Maranhão na História: O Maranhão Português em Apreciação Histórica”, “A Geopolítica lusitana do século XVIII no Piauí Colonial”, “Aspectos do Povoamento da Amazônia Brasileira”, “Momentos de História da Amazônia”. Sua  última obra foi lançada em 2014, com o título ‘Ação e Presença dos Portugueses na Costa Norte do Brasil no século XVII – A Guerra no Maranhão 1614-1615’.

O ex-reitor faleceu em março de 2016, vítima de complicações decorrentes de câncer no intestino.

Na próxima “Galeria dos Ex-Reitores”, você confere a história do Prof. Paulo Fernando Batista Guerra, reitor da UNIFAP de 1999 a 2002.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.