Docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional participa de livro internacional sobre inovação tecnológica no Brasil

Docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional participa de livro internacional sobre inovação tecnológica no Brasil

Compartilhe:

 

 

A obra conta com a participação de 35 pesquisadores dos 26 estados e do Distrito Federal.

O livro “Transformação digital, tecnologia e inovação nos estados brasileiros: Os caminhos propostas para o período 2023-2026” é resultado do trabalho de 35 pesquisadores dos 26 estados e do Distrito Federal.  A obra foi lançada, oficialmente, em 21 de abril, e publicada pela Red Académica de Gobierno Abierto International (Raga), entidade sediada na Argentina.

A equipe de docentes/pesquisadores analisou 1.343 propostas de 85 candidatos a governador das unidades federativas brasileiras, eleitos e não eleitos, além de 45 indicadores com o conceito de nação digital. A investigação permitiu análises e discussões aprofundadas das propostas e indicadores de cada UF. A organização geral do livro é dos docentes e pesquisadores: Prof. Msc. Thiago José Tavares Ávila (FGV/EAESP), Profa. Dra. Beatriz Barreto Brasileiro Lanza (UFPR) e Prof. Me. Daniel de Souza Valotto (UFPR).

A Rede Acadêmica de Governo Aberto (Raga) foi estabelecida, em 2015, na Argentina, na ausência de um espaço rigoroso para construção conceitual, geração de evidências e verificação de iniciativas. Sua Coordenação Internacional está sediada no Cedes, Argentina e é fortalecida por um convênio de desenvolvimento com o Ilpes/Cepal. O Raga conseguiu co-construir vários Capítulos Nacionais (Ragas nacionais) na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Peru.

Amapá digital

O capítulo sobre o Amapá teve a colaboração do Prof. Dr. Paulo Giraldi, diretor da TV Digital e Rádio Universitária, e docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGMDR), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). De acordo com o autor, a Amazônia Amapaense revela grandes potenciais locais para impulsionar a ciência, a tecnologia e a inovação. No entanto, se faz necessário acompanhar sistematicamente os Indicadores Internacionais.

“O Amapá é um estado fronteiriço, com potenciais para interligação de internet entre o Oiapoque/Amapá e a Guiana Francesa/França (conforme propostas do governador Clécio), além de implantar e executar possíveis ações conjuntas (captação de recursos, cooperações, pesquisa) com países da Amazônia Internacional, que fazem fronteiras com o Estado: Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa”, explica o professor.

Ainda, de acordo com o pesquisador, “a Transformação Digital, Tecnologia e Inovação no ciclo governamental do Amapá passa intrinsecamente pela melhoria urgente da qualidade dos serviços de energia elétrica, para que não se repita outro crime de energético – como o ‘apagão de 2020’. O Amapá tem muitos potenciais, como seus recursos naturais e capacidades territoriais, para um crescimento digital sustentável, para um posicionamento, inserção no mercado e representação internacional”.

Obra pioneira  

Na visão dos pesquisadores, a Transformação Digital é um processo cada vez mais presente em todo o mundo, e que traz impactos significativos na sociedade, na economia e na política. Nesse sentido, é importante que governos de todas as esferas também estejam preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem com a adoção de tecnologias inovadoras.

“Espera-se que esta obra possa contribuir para que pesquisadores, acadêmicos, profissionais da área de tecnologia ou gestores públicos, que trabalham com políticas digitais, avancem na construção de políticas públicas mais eficientes e eficazes na promoção da Transformação Digital nos Estados brasileiros”, expressou a coordenação geral da publicação.

Além da Unifap, participam da obra as instituições federais do: Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Rio de Janeiro, Amapá, Rondônia e Goiás. Também são participantes do livro a Universidade de Brasília (UNB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

O livro publicado em formato de e-book está disponível para download:  https://www.transformacaodigital.org. 

Siga nas redes sociais:

@livro.transformacao.digital

https://www.facebook.com/RAGAInternacional

Texto: Divulgação

 

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

Compartilhe:
Fechar Menu