Presidente da EBSERH visita Hospital Universitário, reafirmando parceria na gestão

O Complexo Hospitalar focará na formação de profissionais no campo da saúde

Promover o ‘ensino, pesquisa e desenvolvimento’ é a missão da Rede de Hospitais Universitários Federais (HUFs). Ao todo são 40 complexos hospitalares presentes nas capitais brasileiras. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) tem por finalidade auxiliar na gestão e prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar à comunidade.

Na região Norte, o estado passará a integrar a Rede da EBSERH, com o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). As obras do HU seguem avançadas, previsto para ser inaugurado em janeiro de 2020.

Gestão de qualidade – Na quinta-feira, 5 de setembro, o reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá recebeu o presidente da EBSERH e general da reserva do Exército Brasileiro, Oswaldo de Jesus Ferreira, que visitou as instalações da obra, pela primeira vez. O general assumiu a presidência da EBSERH, em janeiro deste ano, empossado pelo ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez.

Durante a visita às instalações, o general elogiou a equipe de engenheiros pela obra avançada, com menos de três anos de execução. O coordenador de obras da Construtora JL, Emerson Zelazowski, apresentou os detalhes do HU ao presidente da EBSERH, juntamente com o gerente de contratos, André Zelazowski. Acompanharam a visita ao HU, professores, técnicos e Pró-reitores da UNIFAP.

*Clique e veja a Galeria de Fotos

Instalações modernas – No trajeto, o general Ferreira destacou, ainda, a dimensão do complexo hospitalar na UNIFAP e a qualidade da execução do projeto do HU. Segundo ele, uma obra de excelência necessita além da infraestrutura, equipamento e profissionais para atuar, uma superintendência competente.

O Hospital Universitário conta com projetos de paisagismo.

“Ao ver o tamanho dessa obra o sentimento é de alento, pelos avanços já empreendidos. Os materiais e equipamentos para esse novo hospital já estão todos cotados por nossa equipe. Em breve serão apresentados ao reitor”, explicou o presidente.

Hospital Escola

A Rede EBSERH une dois grandes desafios do país, a educação e saúde, assumindo como órgão central a gestão dos Hospitais Universitários Federais (HUFs). As atividades da Rede concentram nos serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de profissionais no campo da saúde pública no Hospital Escola.

“O foco primordial dos Hospitais Universitários está na educação, pesquisa e desenvolvimento. O controle de qualidade na formação dos novos profissionais da saúde é de responsabilidade da Universidade, e não da EBSERH. A gestão é conjunta, entre a Rede e as instituições. Não tenho dúvidas que as instalações como essa têm toda condição para funcionar muito bem”, ressaltou Ferreira.

Acompanharam a visita ao HU, professores, técnicos e Pró-reitores da UNIFAP e equipe da Construtora JL. Foto: Paulo Giraldi – AsCom/UNIFAP.

Atualmente, o Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS) da UNIFAP concentra as graduações de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina. Na Pós-Graduação serão oferecidos os mestrados em Ciências Farmacêuticas, Ciências da Saúde, além do doutorado em Inovação Farmacêutica, Biodiversidade Tropical e Bionorte.

Os Hospitais Universitários Federais (HUFs) têm papel de destaque na vida da sociedade, sendo centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS).

*Confira a Galeria de Fotos

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.