Premiação das Olimpíadas de Química é realizada na Unifap

Na última quinta-feira, 11, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) sediou a premiação das Olimpíadas de Química, modalidade Amapaense, evento promovido há 18 anos pela instituição.

Nove alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares foram premiados e sete receberam menção honrosa por ter feito acima de 50% dos pontos da prova, realizada no dia 22 de novembro.

Segundo o coordenador das Olimpíadas de Química no Amapá, prof.

Dr.

Roberto Messias Bezerra, as olimpíadas tem como objetivo “fortalecer a qualidade do ensino de química e melhorar o conhecimento dos nossos alunos em relação à disciplina”.

A premiação foi dividida em duas categorias, A, que engloba participantes que cursam a primeira e segunda série do ensino médio, e a B, com os alunos do terceiro ano.

Ricardo de Sousa Cavalcante, aluno da terceira série da escola estadual Elizabeth Picanço Esteves, localizada no município de Santana-AP, ganhou a medalha de ouro da competição na categoria B e disse estar radiante com a premiação, pois era o segundo ano que ele conseguia o primeiro lugar no evento.

“As Olimpíadas estimulam muito o aluno a estudar, e isso acontece comigo, acabo ficando com ‘fome’ de estudo”, afirma.

Elrilene Ferreira, professora de química na escola estadual Augusto Antunes, também acredita que a competição ajuda a estimular os alunos.

“A premiação é simbólica, mas uma pessoa que ganha uma medalha dá-se a entender que é merecedora daquilo, então isso instiga os alunos a irem para as aulas e a estudar”, avalia.

Estudantes de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) são monitores do ensino de química para cerca de 200 alunos da primeira, segunda e terceira séries do ensino médio nas escolas parceiras do projeto e, durante a cerimônia de premiação, receberam certificado de participação no projeto, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Confira a relação dos premiados: PREMIAÇÃO – CATEGORIA A (1ª e 2ª Séries do Ensino Médio) Ouro: Amanda Pessoa Abreu (Escola Santa Bartoloméa) Prata: João Victor Prado de Almeida (Escola Santa Bartoloméa) Bronze: Jean Carlos Barreiros dos Santos (Fundação Bradesco) Jhowawthaw da Silva Sousa (Escola Benigna Moreira) Roberto Heck Rigelli (Escola Santa Bartoloméa) PREMIAÇÃO – CATEGORIA B (3ª Série do Ensino Médio) Ouro: Ricardo de Sousa Cavalcante (Escola Elizabeth Picanço Esteves) Prata: Wanderson Silva da Silva (Escola Augusto Antunes) Bronze: Ronald Goés Vieira (Escola Elizabeth Picanço Esteves) Alice Santos Pinho (Escola Levindo Alves dos Santos)