Podcast “Amapá nas Entrelinhas” estréia com história do Amapá

O projeto busca referenciar a história amapaense apresentando os lugares e a cultura local

O podcast “Amapá nas Entrelinhas” conta em um formato mais atual a história e criação do estado do Amapá no primeiro episódio. A finalidade do projeto desenvolvido por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal Amapá (UNIFAP) é referenciar a história amapaense através dos lugares e da cultura local.

O diretor do episódio, Hendrew Rodrigues, comenta sobre a importância do projeto. “Nossa meta é alcançar o público que está na internet para falar sobre a história do nosso Amapá alcançando novos públicos e documentando importantes momentos que compõem nossa trajetória. O podcast ‘Amapá nas entrelinhas’ torna-se assim mais uma ramificação da continuação de um legado de muitos pesquisadores, professores, historiadores, artistas e pessoas ligadas a nossa cultura que lutam diariamente para que as pessoas conheçam a cultura do povo amapaense”.

“O ‘Amapá nas Entrelinhas’ vem para levar a essa nova geração de amapaenses conhecimento e empoderamento sobre a nossa história, nossa cultura, nossos lugares e nossa gente”, completa a apresentadora Barbara Ribeiro.

O Prof. Dr. Maurício Neves Corrêa, orientador e supervisor do ‘Amapá nas entrelinhas’ destaca a relevância do conhecimento apresentado no projeto. “Então é de extrema importância ter essas produções como do Amapá nas Entrelinhas porque a gente consegue aprender, a partir dessas produções jornalísticas, um pouco mais sobre a história, sobre o povo amapaense, sobre como é que a gente vai ter a nossa formação sociocultural. Eu acho que o Amapá nas Entrelinhas, vai além do podcast, é fundamental nesse momento para a gente conseguir ter essa escuta e conhecer essas histórias que nem sempre a gente tem acesso, seja na grande mídia ou mesmo na escola. Que para mim também é muito importante na questão da divulgação científica”.

O primeiro episódio intitulado “Adelantado de Nueva Andaluzia à Estado do Amapá” será lançado no dia 10 de agosto através do YouTube e Spotify.

Sobre o projeto

O podcast intitulado “Amapá nas Entrelinhas” foi desenvolvido por alunos do curso de Jornalismo para a disciplina Laboratório de Radiojornalismo, sob orientação e supervisão do Prof. Dr. Maurício Côrrea Neves. Ao apresentar a história local, o projeto auxilia na intenção de manter viva não apenas a memória dos que contribuíram positivamente para o desenvolvimento do estado, mas também a cultura amapaense. Em seu perfil no Instagram, o projeto também produz conteúdos sobre o tema.

Você pode acompanhar o primeiro episódio através das plataformas digitais:

Spotify: https://open.spotify.com/show/0RYagL8bUXXwDorDmdOD0x

YouTube: https://m.youtube.com/channel/UCmrC1_fp3ut-9UMeE8baK4w

Idealizadores do projeto: Barbara Ribeiro, Beatriz Viegas, Hendrew Rodrigues, Jamilly Damasceno, José Adauto Matos, José Eduardo Lima, Mayra Carvalho e Renata Rodrigues.

Texto elaborado com colaboração do “Amapá nas Entrelinhas”

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido