Pet’s que vivem no campus serão castrados

A vacinação é parte de uma Ação de Extensão iniciada para garantir qualidade de vida aos animais que vivem pelo campus

Aconteceu na manhã desta última quarta-feira, 6, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) a vacinação antirrábica dos animais (cães e gatos) que vivem no interior do campus Marco Zero do Equador. As vacinas foram providenciadas a partir da parceria estabelecida entre o gabinete da reitoria e o Centro de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), e teve como objetivo imunizar os pet’s contra a Raiva, doença infecciosa viral aguda, a qual pode ser transmitida para os seres humanos através da saliva de animais infectados, e principalmente por mordida ou também por arranhadura e/ou lambedura.

A próxima etapa da Ação será a vermifugação dos animais, para higienizá-los contra vermes. Em seguida, será dado início às cirurgias de castração por parte da equipe do projeto Castramóvel do canil municipal. Somente os cães e gatos previamente cadastrados pela equipe conjunta da UNIFAP e PMM, os mesmos que estão passando pelas etapas preparativas (vacina e vermifugação) é que poderão ser cadastrados e monitorados pós cirurgia.

O responsável técnico pelo Castramóvel, Vet. Dr. Fernando Lucas Pereira, explica, acerca do diagnóstico clínico após algumas visitas realizadas antes da vacinação, que “alguns animais foram identificados com a doença do carrapato em estágio bem avançado, questão de verminoses, e animais em estado de convulsão e com problemas de pele. Diante disso, apontei à reitoria o risco eminente de possíveis zoonoses que esses animais podem transmitir aos seres humanos, no caso aos alunos e servidores da Universidade”, destacou Fernando.

Para o chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Sr. Willian Ribeiro, “esta etapa de vacinação é fundamental dada a situação de risco e vulnerabilidade dos cães e gatos que vivem no interior da UNIFAP, visto que ficam de certa forma aglomerados, e por se tratar de uma instituição de ensino super populosa, normalmente com alta circulação de pessoas, então é importante sim fazer a imunização contra a Raiva. A nossa meta é aplicar vacina em pelo menos 70% ou 80% dos cães e gatos cadastrados como moradores do campus”, explica Willian.

De acordo com a equipe que participou da imunização foram aplicadas doses da vacina antirrábica em 24 animais na manhã desta quarta-feira, 6. A equipe relatou que alguns animais se esconderam, outros fugiram e outros ainda não foram localizados. A vacinação prosseguirá nos próximos dias até o alcance da meta estabelecida.

A chefe de gabinete da reitoria da UNIFAP, Dra. Priscylla Monassa, explica que “esta Ação de Extensão visa equacionar uma preocupação nossa com a situação dos pet’s que habitam o campus. Como sempre ressalta o reitor, que é biólogo, é possível garantir a saúde das pessoas a partir do controle e bem estar dos animais, e o objetivo é que todos cohabitem o mesmo espaço. Os animais não incomodam ninguém, ao contrário, são bem companheiros dos vigilantes, são queridos pelos alunos, mas eles precisam estar saudáveis. Estou convicta que essa nossa parceria com a Prefeitura de Macapá e também com a Dona Nilza, cuidadora voluntária que os alimenta religiosamente todos os dias por anos, vai trazer o equilibrio e a qualidade de vida que almejamos”.

Cuidado e amor pelos animais do campus

Há 20 anos, a Sra. Nilza Rola Assis, servidora aposentada da UNIFAP, dedica parte de seu tempo para cuidar dos animais que vivem no campus. Sua rotina se inicia pela UBS da UNIFAP (portão dos fundos), dando ração e caldo de frango, e segue o caminho prédio por prédio onde há animais, até terminar o percurso no portão principal da rodovia JK. Cada animal escolhe um canto, um bloco ou uma passarela para fazer de sua morada. “Minha vida é essa, cuidar dos bichinhos, todo dia venho aqui às 9:00, eu compro ração, galinha, ponho remédio para verme na comida e eles comem. Eu trabalho só para isso, alguém precisa fazer por eles, eles não pediram para estar aqui. Quanto a este projeto de cuidar da saúde deles, sinto uma grande felicidade por esta ação estar sendo realizada pela Universidade”, afirma Nilza Assis, que aceitou o convite para participar da Ação de Extensão como colaboradora informante. A aposentada acompanhou a equipe de vacinação pelo campus para atrair os pet’s e ajudar no cadastro. “O que eu posso fazer por eles eu faço, conto também com doações de amigos para comprar o alimento, e com os colegas vigilantes que me ajudam na missão, e assim eu estou há 20 anos vivendo”, conclui Dona Nilza.

Bolsas de extensão

A UNIFAP pretende ofertar bolsas para alunos da área da Saúde que tiverem interesse em participar da Ação de Extensão na condição de cuidadores dos animais no período pós cirúrgico. Equipes de cuidadores serão formadas com objetivo de garantir o êxito da castração com boa cicatrização, para que o controle de natalidade também ocorra.

Colaboração de Texto: Lana Dantas – ASSESP/UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido