Pesquisas da Unifap são aprovadas em edital do CNPq

Quatorze pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foram contemplados com recursos da Chamada Universal, edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que este ano destinou R$ 188 milhões a projetos de pesquisas, bolsas de iniciação científica e de apoio técnico de instituições públicas que fomentam pesquisas científicas e tecnológicas em todo o país.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unifap, Helena Simões, o resultado deste ano traz o maior número de projetos que a Unifap já conseguiu aprovar na chamada.

“A participação dos professores que concorreram aumentou e o número de aprovados também, na mesma proporção.

Outro ponto que eu considero importante é que houve uma ampliação dos pesquisadores de diferentes áreas da Universidade participando do edital, alcançando áreas do conhecimento que antes não eram contempladas, como as ciências humanas e ciências sociais aplicadas, por exemplo”.

Os recursos disponibilizados para os projetos foram divididos em três faixas de financiamento, com valores de até R$ 30 mil na Faixa A, até R$ 60 mil na Faixa B e até R$ 120 mil para a Faixa C.

Dos 15 projetos da Unifap contemplados, 12 foram aprovados na Faixa A e três na Faixa B.

Helena Simões ressalta que a aprovação de pesquisas de professores da Unifap em editais externos de financiamento contribui com a consolidação da pesquisa da Instituição.

“As pesquisas de professores vinculados à Unifap que recebem recursos externos ajudam a melhorar a participação da Universidade nos rankings de pesquisa; o pesquisador também é um forte candidato para melhorar os conceitos dos mestrados e doutorados da casa.

.

Vamos cumprindo requisitos para avançar no processo de amadurecimento da pesquisa”, conclui.

Chamada Universal – O objetivo do edital é democratizar o fomento à pesquisa cientifica e tecnológica no país, ao contemplar todas as áreas do conhecimento.

Para a edição de 2016, lançada em janeiro deste ano, foram submetidas 21.

640 propostas.

Dessas, 4.

587 foram contempladas.

O edital beneficia projetos elaborados por instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, sem fins lucrativos, além de iniciativas ligadas a empresas públicas.

( Com informações do CNPq) Confira as pesquisas e pesquisadores contemplados na Chamada Universal 2016*: ■ Nome da Pesquisa: “Avaliação da toxicidade aguda e das atividades gastroprotetora e antioxidante pentaclethra macroloba em modelos animais” (contemplada na Faixa A) Coordenadora: Profª.

Drª.

Alessandra Azevedo do Nascimento (colegiado de Farmácia) ■ Nome da Pesquisa: “Efeito de barragens hidrelétricas sobre a migração de peixes em rios do escudo das Guianas: uma análise com marcadores biogeoquímicos” (contemplada na Faixa A) Coordenador: Prof.

Dr.

Alexandro Cezar Florentino (colegiado de Licenciatura em Química) ■ Nome da Pesquisa: ———- (contemplada na Faixa A) Coordenador: André Rodrigues Guimarães (colegiado de Pedagogia) ■ Nome da Pesquisa: “Processos Linguísticos de Ensino e de Aprendizagem em contextos de Educação Escolar Intercultural Indígena” (contemplada na Faixa A) Coordenador: Antonio Almir Silva Gomes (colegiado de Licenciatura em Letras) ■ Nome da Pesquisa: “Conflitos de conservação: impactos das usinas hidrelétricas sobre a fauna de vertebrados na Amazônia brasileira” (contemplada na Faixa B) Coordenadora: Profa.

Dra.

Fernanda Michalski (Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical) ■ Nome da Pesquisa: ———- (contemplada na Faixa A) Coordenador: Joaquim César da Veiga Netto (colegiado de Licenciatura em Artes Visuais) ■ Nome da Pesquisa: ——— (contemplada na Faixa A) Coordenador: Joseph Handerson (colegiado de Ciências Sociais) ■ Nome da Pesquisa: “Modelagem molecular, síntese e avaliação biológica de candidatos a fármacos multialvo para tratamento da doença de Alzheimer” (contemplada na Faixa A) Coordenadora: Profª.

Drª.

Lorane Izabel da Silva Hage Melim (colegiado de Farmácia) ■ Nome da Pesquisa: ———- (contemplada na Faixa A) Coordenador: Lúcio André Viana Dias (colegiado de Enfermagem) ■ Nome da Pesquisa: “Levantamento dos sintomas psicopatológicos e questões associadas em escolares do estado do Amapá” (contemplada na Faixa A) Coordenadora: Marina Nolli Bittencourt (colegiado de Enfermagem) ■ Nome da Pesquisa: “Paz, defesa e segurança Internacional no Norte da América do Sul: mapeamento e análise dos conflitos no Platô das Guianas” (contemplada na Faixa A) Coordenador: Paulo Gustavo Pellegrino Correa (colegiado de Relações Internacionais) ■ Nome da Pesquisa: “Avaliação de nanocápsulas contendo produtos naturais em modelo de mucosite intestinal induzida por quimioterápico.

” (contemplada na Faixa A) Coordenadora: Profª.

Drª.

Raquel Silva Araújo (colegiado de Farmácia) ■ Nome da Pesquisa: “Estudo fitoquímico, biológico e desenvolvimento de formulações biocida e repelente contendo extratos e óleos vegetais de espécies da família asteraceae (asterales) para o controle de aedes (stegomyia) aegypti (diptera, culicidae)” (contemplada na Faixa B) Coordenadora: Profª.

Drª.

Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida (colegiado de Farmácia) ■ Nome da Pesquisa: “Processos de antropização e de interação social no vale do rio Oiapoque: uma história socioambiental da fronteira franco-brasileira (1893-2015)” (contemplada na Faixa A) Coordenador: Sidney da Silva Lobato (colegiado de História) *Alguns docentes não informaram à Assessoria de Comunicação o nome da pesquisa