Pesquisadores da Unifap têm projeto aprovado no CNPq

Voltado a atenção primária em casos de doenças crônicas, projeto atenderá 4 municípios do Amapá.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou resultado da Chamada Nº 28/2020-CNPq/MS/SAPS/DEPROS, selecionando projetos voltados para “Formação em doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados”. A Unifap teve um projeto aprovado, produzido pelos colegiados de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Educação Física e Biologia, em parceria com órgãos de saúde do Amapá.

Com o tema “Formação para Implementação da Rede de Atenção à Saúde para pessoas com Doenças Crônicas no estado do Amapá”, a pesquisa tem como proposta instituir processo de formação de profissionais e gestores, de modelos de cuidados em doenças crônicas através de conteúdos e tendências de modelos para subsidiar a implementação da rede de atenção à saúde de pessoas com essas complicações. Através da criação desses modelos, é possível criar uma gestão participativa em saúde, a prática profissional interdisciplinar para o seguimento da pessoa com doença crônica na atenção primária à saúde, e a geração de conhecimento no âmbito do SUS, através de instrumentos e conteúdos que serão trabalhados, visando promover conhecimento e aplicabilidade em municípios do estado do Amapá.

Através do conhecimento sobre as políticas públicas e a forma como os municípios a executam, é possível treinar equipes habilitadas para a criação de uma “linha de cuidado” pelos gestores, profissionais e usuários do sistema de saúde. “A cada doença cronica, como hipertensão, diabetes ou obesidade, vamos estudar a política como está escrita, e transportar para a realidade de cada município de acordo com o perfil endemiológico de cada município. Essa formação vai culminar no fortalecimento da atenção primaria a saúde, para que seja a forma de entrada com maior resolutividade, como tem sido ate hoje implementada no Brasil”, explica a Professora Drª Francineide Pena, docente do curso de enfermagem da Unifap.

Participarão da aplicação do projeto, gestores e profissionais de saúde dos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. A seleção de municípios se deu pelo contingente populacional representando os maiores para o estado do Amapá. A equipe espera apresentar o projeto para secretarias municipais em 14 de janeiro de 2021, e a partir disso criar o perfil epidemiológico e situacional dos usuários do sistema de saúde, para desenvolver uma linha temática sobre doenças crônicas no Amapá, que hoje apresenta atenção primária e atendimento clínico escassos.

Equipe e parceiros

• Unidade Básica de Saúde/UNIFAP: Enfa. Ms. Cecília Rafaela Salles Ferreira.
  • Colegiado de Enfermagem: Profa. Dra. Francineide Pereira da Silva Pena; Prof. Ms. Walter de Souza Tavares; Prof. Dr. José Luis da Cunha Pena.
  • Colegiado de Medicina: Prof. Esp. Dr. Anderson Walter Costa da Silva.
  • Colegiado de Fisiopterapia: Profa. Dra. Ariely Nunes Ferreira de Almeida.
  • Colegiado de Educação Física: Prof. Dr. Wollner Materko.
  • Colegiado de Biologia: Prof. Dr. Júlio Cesar Sá de Oliveira.
  • Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do estado do Amapá-COSEMS/AP: Dr. Marcel Jandson Menezes.
  • Conselho Regional de Enfermagem – COREN /AP: Dra. Emília Nazaré Menezes Ribeiro Pimentel.
  • Secretaria do Estado de Saúde –SESA: Dra. Dianne Cristhine Pena da Silva (Referência Técnica em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus)
  • Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA: Dr. Weslley Lieverson Nogueira do Carmo (Coordenador da Estratégia Saúde da Família e Dra. Rosa Natália Muniz Carneiro Mota (Enfermeira da Estratégia  Saúde da Família – UBS Curiaú).
Colaboração de Texto: Iago Fonseca – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Conheça o canal oficial da UNIFAP no YouTube

Confira a edição mais recente no Spotify

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.