Pesquisa monitora saúde mental durante a pandemia de COVID-19

O grupo já divulgou os resultados da primeira etapa da pesquisa, separada em quatro partes.

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, lançaram o Projeto “COVIDPisq”, com proposta de acompanhar o impacto da pandemia na saúde mental dos brasileiros. O relatório de pesquisa da primeira etapa do projeto, divulgado no início de junho, demonstra que 65% dos entrevistados tiveram uma piora no quadro de saúde mental.

Para monitorar a evolução dos sintomas psíquicos e investigar fatores de risco, o COVIDPsiq utiliza um questionário de pesquisa com perguntas relacionadas ao isolamento social, à situação econômica do entrevistado, e sintomas emocionais e comportamentais. A pesquisa é totalmente confidencial e voluntária.

Primeiros resultados

A primeira fase iniciou no dia 22 de abril e contou com 3.633 entrevistados, desses, 51% possui entre 18 e 29 anos. A pesquisa evidenciou mais sintomas de depressão, ansiedade, estresse, estresse pós-traumático e alcoolismo em entrevistados mais novos.

Foto: COVIPsiq/ Resultados

A equipe do COVIDPsiq é formada por médicos psiquiatras, psicólogos, professores, residentes e alunos de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Franciscana (UFN) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob coordenação do Prof. Dr. Vitor Crestani Calegaro, professor do Departamento de Neuropsiquiatria da UFSM.

A pesquisa foi avaliada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), e tem financiamento próprio, não possuindo conflitos de interesse.

Resultados

O resultado completo do COVIDPsiq está disponível na página: www.covidpsiq.org/resultados.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.