Pesquisa comprova ação cicatrizante da planta amor crescido “Portulaca Pilosa Mart”

Compartilhe:

O estudo sobre a eficácia cicatrizante da planta chamada popularmente de amor crescido foi realizado no Laboratório de Pesquisa em Fármacos do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIFAP, fazendo parte de uma dissertação de mestrado da discente Albenize Santana Alves, que é servidora do IEPA, sob a orientação do Prof.

Dr.

José Carlos Tavares Carvalho, no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.

A base do estudo foi a aplicação de um extrato da planta e o produto contendo este extrato na forma de gel, em animais de laboratório utilizando métodos padronizados e recomendados para comprovação da eficácia cicatrizante de novos medicamentos (ensaios não clínicos).

O estudo com base em resultados macroscópico, microscópico e ultramicroscópico da aplicação dos produtos sobre a pele comprovou o grande potencial terapêutico como cicatrizante, inclusive modulando a resposta inflamatória que a planta apresenta.

A próxima fase do estudo esta enquadrada dentro de um projeto de doutorado, da mesma discente, no Programa de Pós-graduação em Inovação Farmacêutica da UNIFAP.

Nesta fase será estudada a aplicação dos extrato, gel e produtos nanotecnológicos em modelos animais saudáveis e diabéticos e, possivelmente, dependendo dos resultados, o estudo poderá avançar para a aplicação clinica.

O mais importante com os resultados obtidos para esses produtos, é que foi demonstrado que a UNIFAP apresenta infraestrutura e capacidade técnica, no Laboratório de Pesquisa em Fármacos, capaz de realizar trabalhos complexos para a comprovação da efetividade farmacológica de novos produtos.

Os resultados desse estudo foram encaminhados para publicação na revista inglesa, BMC Complementary and Alternative Medicine que possui Fator de Impacto de 1.

987.

Texto: divulgação


Compartilhe:
Fechar Menu