Parceria viabiliza plataforma de computação em nuvem para servidores

O G Suite for Education é um conjunto de ferramentas e serviços do Google.

A partir desta quarta-feira, 28, estará disponível os recursos da plataforma G Suite for Education para servidores técnicos-administrativos e docentes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A oferta é realizada em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Google. O G Suite for Education é uma plataforma de computação em nuvem, que oferece diversos recursos de colaboração online, como o Google Docs e o Google Drive.

“A computação em nuvem é uma concepção moderna que oferece grande capacidade computacional com condições de suportar as grandes variações de demanda, como a que está acontecendo durante a pandemia”, explica o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UNIFAP), Alípio Júnior. O processo de adesão ao serviço passou por estudo técnico, análise de riscos, análise jurídica e aprovação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI). Os documentos do processo podem ser consultados no SIPAC.

O novo serviço de suporte ao e-mail da instituição utilizará a mesma plataforma e segurança do GMAIL, acessado pelo mesma URL anterior (webmail.unifap.br). Nesta primeira fase, são ofertados para a comunidade acadêmica os recursos de Webmail, armazenamento (Google Drive), criação e edição de documentos e apresentações online (Google Docs), formulários online (Google Forms), agenda, tarefas e web conferência (Google Meet), que formam um ambiente digital integrado, seguro e com amplo espaço de armazenamento.

Esses recursos já são utilizados informalmente por servidores e estudantes, em um cenário no qual as informações institucionais estão associadas às contas pessoais. A partir da disponibilização destas ferramentas, o uso da plataforma para fins institucionais deverá ser feito utilizando exclusivamente a credencial @unifap.br. Outras informações relativas ao G Suite podem ser consultadas neste FAQ e no site da plataforma.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.