Paratletas da Unifap conquistam 10 medalhas nas Paralimpíadas Universitárias 2019

Quatro paratletas da Universidade Federal do Amapá (Unifap) conquistaram, ao todo, 10 medalhas na edição 2019 das Paralimpíadas Universitárias, que ocorreram nos dias 25 e 26 de julho em São Paulo. Os estudantes trouxeram na bagagem três medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze. Todos os medalhistas competiram no “atletismo de campo”, que envolve modalidades como o arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco. O evento é uma parceria entre a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

As provas foram disputadas nas categorias feminino e masculino, e subdivididas de acordo com o grau da lesão física apresentado. Cada um dos quatro paratletas competiu nas três modalidades disponibilizadas. Yndiraima Cunha, do curso de história, conquistou três ouros, um em cada modalidade na classe F54 (cadeirante sem mobilidade de tronco). Joana Brilhante, do curso de educação física, medalhou nas provas de lançamento de disco (prata) e bronze no arremesso de peso da classe F55 (cadeirante com mobilidade de tronco).

Yindiraima Cunha quebrou o próprio recorde no arremesso de peso e ganhou 3 medalhas de ouro
Joana Brilhante medalhou nas provas de lançamento de disco (prata) e bronze no arremesso de peso da classe F55

Edson Saraiva, do curso de história, trouxe três medalhas de bronze, uma por prova da classe F11 (deficiência visual total) e Segilma Miranda, estudante de geografia, foi prata no lançamento de disco e bronze no arremesso de peso na classe F37 (mobilidade reduzida). Yndiraima Cunha ainda superou os recordes das competições que disputou. Este ano ela superou as marcas anteriores que pertenciam a ela mesma. Alcançou 3m 97cm no arremesso de peso, 7m e 75cm no lançamento de disco e 9m e 33cm no lançamento de dardo.

Edson Saraiva ficou conquistou 3 medalhas de bronze
Segilma Miranda foi prata no lançamento de disco de disco e bronze no arremesso de peso

Para Yndiraima, competir em jogos que demandam alto desempenho vai além da satisfação pessoal por recordes ou medalhas. “Nós mostramos que não somos um peso morto. Somos produtivos em diversos setores da sociedade e a categoria que mais traz resultados esportivos positivos no âmbito acadêmico”, ressaltou. A paratleta ainda espera multiplicar a prática esportiva para as pessoas com deficiência e colaborar com a promoção da qualidade de vida e autoestima da categoria.

A questão financeira foi apresentada por Yndiraima como uma forte barreira que limitava a participação desses atletas. Atualmente ela comemora a disponibilidade e edital com auxílios específicos para os paratletas. “Sempre esbarrávamos no financeiro. Hoje temos edital específico e menos burocrático para requisitar essa ajuda financeira”, afirmou. Os paratletas que representaram a Unifap foram contemplados com R$ 1.350, cada um, por meio do edital de auxílio viagem para representar a instituição em eventos esportivos. O edital foi publicado em abril deste ano pela Pró-reitoria de Extensão e Ações comunitárias (Proeac)

Texto: Divulgação PROEAC