OMS considera o novo Coronavírus como pandemia; saiba o que isso significa

OMS considera o novo Coronavírus como pandemia; saiba o que isso significa

 

O Amapá ainda não registrou nenhum caso confirmado ou suspeito da doença.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou nesta quarta-feira, 11 de março, que o novo Coronavírus, também conhecido como COVID-19, agora é considerado como pandemia. A doença por infecção tem apresentado uma taxa de mortalidade estimada em 3,5%. Mas, o que isso significa? Que medidas podem ser tomadas? Por isso, a informação correta a fontes oficiais, continuam sendo a melhor forma de se prevenir. 

O que é uma pandemia?

Uma doença é tida como pandemia quando afeta  um grande número de pessoas em âmbito mundial. De acordo com a OMS, “Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 [doença provocada pelo vírus] fora da China aumentou 13 vezes e a quantidade de países afetados triplicou. Temos mais de 118 mil infecções em 114 nações, sendo que 4 291 pessoas morreram”, explicou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da Organização. O alerta para o uso desta nomenclatura significa  adotar atitudes para evitar a contínua disseminação do vírus. “Preparem-se, detectem, protejam, tratem, reduzam o ciclo de transmissão, inovem e aprendam”, resumiu Ghebreyesus. 

Quais são os sintomas do Coronavírus? 

Os sintomas do novo Coronavírus são similares ao da gripe, mas não se confunda, pois apresenta algumas diferenças. Os sintomas mais comuns são tosse (seca ou com secreção) e febre acima de 37°, mas os infectados também podem apresentar dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal, dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia. Ao apresentar estes sintomas, procure com urgência uma unidade de saúde mais próxima de você ou acesse o aplicativo (Coronavírus – SUS) para iOS e Android   ou entre em contato com o Disque Saúde – 136. 

Coronavírus no Brasil

Até a terça-feira, 10 de março, já foram registrados no Brasil 34 casos da doença em oito Estados: São Paulo (19), Rio de Janeiro (8), Bahia (2), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Alagoas (1), Distrito Federal (1) e Rio Grande do Sul (1). Outros 893 casos estão sob suspeita e 780 foram descartados. O Amapá ainda não registrou nenhum caso ou suspeita da doença, mas as orientações ainda seguem as mesmas como lavar as mãos com frequência, evitar tocar nos olhos, nariz e boca, não compartilhar itens pessoais e sempre cobrir o rosto quando tossir ou espirrar.

(ASSESP UNIFAP/com informações da OMS)

Saiba mais em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus 


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.
Fechar Menu