Obesidade pode prejudicar no tratamento da Covid-19

Obesidade pode prejudicar no tratamento da Covid-19

Compartilhe:

 

Segundo Ministério da Saúde, o índice de obesidade no Brasil cresceu 67,8% entre os anos de 2006 e 2018. 

Estudos realizados na França e nos Estados Unidos revelam que a obesidade é uma das doenças que mais levam pessoas a serem hospitalizadas pelo Covid-19, isso porque a obesidade geralmente acompanha outras doenças crônicas, como a diabetes, por exemplo. No Brasil, mais da metade da população tem sobrepeso e 1 em cada 5 brasileiros tem obesidade, segundo os estudos da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Obesidade e Covid-19

A obesidade é considerada uma doença do grupo das doenças crônicas não transmissíveis e pode comprometer a saúde, além de ser considerada fator de risco para outras comorbidades, como diabetes, hipertensão, dislipidemia, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares. Sabendo disso, os cuidados para não se contagiar com o novo coronavírus devem ser redobrados e, caso o indivíduo seja infectado, a possibilidade de complicações durante o tratamento podem ser ainda maiores, como explica a  nutricionista da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Dr. Franciane Nunes: “No contexto de pandemia, a obesidade assume um papel de vilã para as pessoas com sobrepeso que são infectadas pelo coronavírus, podendo ter a gravidade da doença aumentada. A obesidade acaba impactando diretamente nas defesas do sistema imune podendo levar a quadros como síndrome respiratória aguda”.

Nunes ressalta também que a alimentação saudável e equilibrada durante o período de pandemia é um fator crucial para a prevenção contra o Covid-19, buscando sempre fortalecer o sistema imunológico, pois é ele quem protege o organismo contra doenças. Para isso, é sugerido optar por alimentos naturais ricos em nutrientes e vitaminas e evitar comidas ricas em açucares, gorduras, corantes e conservantes.

Link para dicas de alimentação: https://www.unifap.br/covid-19-confira-5-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel/

Colaboração de Texto: Addan Vieira (Estagiário de Jornalismo/UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu