Novos programas de pós-graduação stricto sensu são apresentados em evento

Os três novos mestrados da Universidade Federal do Amapá (Unifap) – Estudos de Fronteira, Ciências Ambientais e Educação – foram o destaque do evento “Novos mestrados em Educação, Ciências Ambientais e Estudos de Fronteira: novos horizontes para a pesquisa científica no Amapá”, realizado na última quarta, 11, no hall do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação (Cipp), no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Cerca de 90 pessoas, entre servidores, acadêmicos e representantes de instituições parceiras da Universidade, participaram do evento.

O objetivo do evento foi demonstrar a importância da aprovação de três novos mestrados para o desenvolvimento do estado do Amapá e reconhecer os esforços dos pesquisadores envolvidos na elaboração e envio das propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

A reitora da Unifap, Eliane Superti, abriu o evento ressaltando que a aprovação dos mestrados é resultado do esforço de toda a comunidade acadêmica, em especial de docentes e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Eliane enfatizou ainda que os programas de pós-graduação são mais um passo para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento da pós-graduação no estado.

“Para além disso, nós temos hoje o potencial de colocar a ciência e a produção do conhecimento realizada dentro da Unifap e dentro do estado do Amapá para o mundo.

Temos professores que publicam em revistas reconhecidas mundialmente e são conhecimentos produzidos a partir das pesquisas feitas dentro do Amapá e dentro das nossas instituições universitárias.

A pós-graduação tem o potencial, portanto, de refletir para o mundo o que produzimos e, para além disso, de fazer que o ensino da graduação também avance: ao aproximar a pós-graduação e a graduação, somos capazes de produzir um ensino de melhor qualidade, mesmo com todos os desafios que temos e um cenário político difícil e de forte impacto dentro da política inclusiva de educação que até então a Universidade sempre procurou produzir”, avaliou a reitora.

Érika Bezerra, pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Amapá (Ifap), parabenizou a Unifap pela aprovação dos novos mestrados, enfatizando que é uma conquista que se estende para todo o Amapá.

” O Ifap também tem um anseio em fortalecer a pós-graduação no estado, através da nossa pró-reitoria de pesquisa, e acreditamos que, com o trabalho em conjunto, essa formação se torna mais sólida.

Considerando que o Ifap, hoje, está presente diretamente em seis municípios, essa formação aqui em Macapá também alcança de forma direta o interior, com o possível ingresso de professores do Ifap nesses programas, que também irão atuar no interior do estado”, afirmou.

Para Nagib Melém, chefe-geral substituto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa AP), os novos mestrados são uma conquista da sociedade amapaense.

“A Unifap contribui para a formação de ‘mestres e doutores em Amazônia’, em conjunto com todos esses parceiros que estão aqui hoje, como a Embrapa, Iepa, Ifap, Ueap.

.

só assim a gente consegue realmente avançar na ciência e na tecnologia.

O resultado disso é o desenvolvimento, a melhoria e o crescimento da sociedade através da educação”, disse.

O evento seguiu com a apresentação dos novos mestrados da Instituição.

A introdução foi feita pelo diretor do Departamento de Pós-graduação (DPg), Emerson Castilho, que apresentou o histórico da Instituição e dados sobre a pós-graduação da Unifap.

O professor do colegiado de História, Daniel Chaves, apresentou o Mestrado em Estudos de Fronteira.

O programa de pós-graduação stricto sensu em Ciências Ambientais foi apresentado pelo professor Renato Hilário, que fez parte da elaboração da proposta enviada à Capes.

Os docentes de Pedagogia, Eugênia Foster e André Rodrigues, repassaram informações acerca do Mestrado em Educação.

Além da reitora da Unifap, compuseram a mesa de abertura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação em exercício, Alaan Ubaiara, o chefe-geral substituto da Embrapa Amapá, Nagib Melém, a pró-reitora de Extensão do Ifap, Érika Bezerra, o reitor em exercício da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Breno Marques, o representante do Exército Brasileiro, Capitão Palhares, e a diretora em exercício da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Rosimeire Lopes da Trindade.