Novos dirigentes dos departamentos acadêmicos da Unifap são empossados

Os novos diretores e vice-diretores dos departamentos acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) tomaram posse na tarde de hoje, 31, em cerimônia ocorrida no hall do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (Cipp), no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Os novos dirigentes foram eleitos pelo voto direto de acadêmicos, docentes e técnicos administrativos em eleições ocorridas neste mês de outubro e assumem a gestão dos departamentos pelos próximos dois anos.

A reitora da Unifap, Eliane Superti, enfatizou a importância dos diretores que deixam os cargos na consolidação dos departamentos acadêmicos e os desafios que os novos diretores enfrentarão.

“Nós temos uma Universidade que ainda não está consolidada sob várias perspectivas, mas principalmente sob a perspectiva da infraestrutura, que tem atingido de maneira bastante cruel alguns dos departamentos; o momento difícil e que o MEC [Ministério da Educação] ameaça que em 2018 talvez não tenhamos recurso de capital alocado na matriz orçamentária da Universidade.

.

Temos cenários de muitos desafios pela frente (.

.

) e que vocês, como representantes dessa Universidade, estarão também na linha de frente fazendo esse enfrentamento”, observou.

Representando os diretores que deixam os cargos, a ex-diretora do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS), Marlucilena Pinheiro da Silva, pontuou que assumir um departamento acadêmico é uma grande experiência.

“Embora tenhamos a pretensão de acertar, infelizmente nem tudo que nós planejamos aconteceu como queríamos, mas temos certeza absoluta de que o que foi possível fazer nós fizemos.

E é isso que é bom quando a gente sai de um cargo como o de direção de um departamento, porque a gente consegue olhar para trás, fazer uma retrospectiva de tudo que foi vivido e, para quem está neste momento assumindo os departamentos, com certeza será também um grande aprendizado”, avaliou.

O diretor empossado do Departamento de Letras e Artes (Depla), Rafael Wagner, ressaltou que era uma honra estar representando os diretores e vice-diretores eleitos e relembrou que a Unifap vive uma nova realidade desde a implantação dos departamentos acadêmicos, para dar conta da expansão acadêmica da Instituição.

“Todos os diretores que estão tomando posse hoje têm um grande desafio, (.

.

) mas isso dá motivação de fazer um departamento cada vez melhor”, afirmou.

O pró-reitor de Planejamento, Allan Jasper, parabenizou os novos diretores e enfatizou que o processo democrático das eleições favorecerá a legitimidade no exercício da função de diretor departamental.

“Os nossos departamentos acadêmicos ainda estão em construção, então os senhores têm um grande desafio pela frente, que é consolidar a atuação dos departamentos dentro da Universidade”, disse.

Confira os diretores e vice-diretores empossados: Departamentos de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) Diretor: Robert Ronald Maguiña Zamora Vice: Simone Almeida Delphin Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) Diretor: Alexandre Gomes Galindo Vice: Zacarias Alves de Araújo Neto Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento (DMAD) Diretora: Cláudia Maria do Socorro Cruz Fernandes Chelala Vice: Marilene Françuise da Conceição Trajano Departamento de Letras e Artes (DEPLA) Diretor: Rafael Wagner dos Santos Vice: Melque da Costa Lima Departamento de Educação (DEDU) Diretora: Sirliane da Costa Viana Vice: José Alex Cantuária Queiroz Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS) Diretora: Raquel Rodrigues Amaral Vice: Silvia Elena Dias Martuchi