Nota de pesar pelo falecimento do ex-reitor da UNIFAP, Prof. João Brazão Neto

O docente foi o primeiro reitor da UNIFAP, eleito por voto, em 2002.

É com extremo pesar que a Reitoria da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) comunica o falecimento do ex-reitor, Prof. João Brazão da Silva Neto, ocorrido na madrugada deste sábado, 9 de maio de 2020. Nascido em 11 de dezembro de 1942, completou 77 anos, no ano passado. Amapaense, filho de Raimundo Pantoja da Silva e Dirce do Reis Silva.

Prof. Brazão, 3º reitor da UNIFAP (2002-2006). Arquivo pessoal.

Era formado em Engenharia Mecânica e de Produção (PUC/RJ-1967) e Engenheiro Civil (UFPA-1984), além de Matemática e Física (UFPA-1969) e Direito (UFPA-1994). Tinha Pós-Graduação em Planejamento Global e Análise de Projetos (CEDEC/Brasília-1973) e Inferência Estatística (UFPA-1980). Ingressou no serviço público em 1974, sendo o primeiro reitor da UNIFAP, eleito por voto, para a gestão de 2002 a 2006 – 3º reitor, sendo sucessor da professora Laíse Braga.

Confira a íntegra da Nota:

NOTA DE PESAR

Consternados com o falecimento do ex-Reitor Prof. João Brazão da Silva Neto, ocorrido dia 9 de maio de 2020, 1h20, a Universidade Federal do Amapá, apresenta neste difícil momento, condolências aos seus familiares e à comunidade acadêmica.

Ribeirinho amazônida, amapaense da região do Aporema, onde viveu toda infância, era contador de “causos” por ele vividos.  Certa vez, relatou que a primeira vez que andou de carro, aos 8 anos de idade, quando passaram em uma grande poça d’água, gritou: “vamos alagar”, pois utilizava a canoa para trafegar nos rios e igarapés do Araguari.

Prof. Brazão foi um expoente na área do Ensino Superior. Mais que um currículo invejável, deu o melhor do seu profissionalismo. Dedicou 43 anos ao magistério sendo 30 na UFPA e 13 na UNIFAP. Ascendeu ao cargo de reitor da Universidade Federal do Amapá, eleito pelo voto e que exerceu por quatro anos (2002/2006).

Prestou importantes serviços que contribuíram com o fortalecimento da Educação no Estado do Amapá,  estacou-se pelo seu comprometimento e atuação em prol da Unifap, mas sempre trabalhando em parceria com outras instituições de ensino. Sem dúvida alguma, perdemos um grande educador!

Toda pessoa que deixar um legado aqui, nesta Terra, ela se credencia para estar perto de Deus quando partir. O professor Brazão fez isso com muita propriedade.

Aos familiares, comunidade da Unifap e amigos do Prof. Brazão, externamos a nossa solidariedade e rogamos a Deus as suas bênçãos e o conforto nesta hora de profundo pesar.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/