Nota de Esclarecimento sobre a ocupação da Reitoria

A respeito da ocupação do prédio da Reitoria realizada por acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) hoje, 26, a Reitoria informa que ficou acordada a entrega da pauta de reivindicações até o final do expediente de hoje e a realização de uma reunião entre a equipe de gestão da instituição e os estudantes amanhã, às 9h.

A reunião só será realizada amanhã a pedido dos próprios alunos que participam da ocupação.

A reitora da universidade, Eliane Superti, ressalta que o movimento é legítimo e pacífico e que aguarda, junto com sua equipe, a definição da pauta para dar os encaminhamentos possíveis, uma vez que a Unifap enfrenta desde o ano passado um contexto de grande crise, marcado pelos cortes no orçamento das instituições de ensino superior, inviabilizando algumas obras e melhorias nos campi da instituição.

Nesta oportunidade, cabe o esclarecimento de que a resolução de algumas reivindicações que serão feitas amanhã durante a reunião ̶ e que foram antecipadas pelos acadêmicos à reitora ̶ não depende exclusivamente da universidade.

Em relação à falta de água, a Unifap é abastecida pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que tem realizado racionamento no fornecimento de água para a instituição.

Sobre a falta de energia elétrica no campus Marco Zero, a Reitoria esclarece que o problema só será resolvido de vez com a instalação de subestações e geradores, contudo o processo de construção das subestações e aquisição dos geradores é complexo e precisa seguir o trâmite legal, fazendo com que o mesmos perdure por todo este ano.

A mesma coisa deve ocorrer com a instalação da rede wi-fi pelo campus: a empresa contratada já está trabalhando, contudo os equipamentos necessários para instalar o wi-fi têm que ser adquiridos fora do estado, o que estende a finalização desse processo.

As questões financeiras e orçamentárias enfrentadas pela Unifap tem dificultado a resolução dos problemas infraestruturais e a gestão aguarda a liberação do orçamento de 2016 para definir as prioridades, contudo, a reitora já alerta que as questões básicas de energia, água e internet serão encaminhadas em caráter emergencial.