Nota da Unifap sobre o Programa Future-se

A gestão superior da Universidade Federal do Amapá (Unifap) torna público que o Conselho Universitário (Consu), órgão soberano e deliberativo máximo da instituição, decidiu, em sessão extraordinária, no dia 12 de agosto de 2019, que a Unifap não fará adesão ao Programa Institutos e Universidades Inovadoras e Empreendedoras (Future-se), lançado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 16 de julho.

A intenção da reitoria era que se estabelecesse um amplo debate com as unidades pedagógicas e administrativas da universidade sobre o tema e, a partir de então, encaminhar a votação. No entanto, o Consu decidiu, por unanimidade, que a instituição deveria rejeitar a proposta de forma imediata e informar à comunidade acadêmica as razões que nortearam a deliberação, posteriormente.

Comprometida com a democracia e o fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior, a gestão da Unifap referenda a decisão do Conselho Universitário e reafirma a disposição de continuar dialogando com a comunidade acadêmica, a sociedade, o MEC e o governo federal buscando sempre a construção de políticas que visem promover o ensino público, gratuito e de qualidade.

A Reitoria