MEC prorroga suspensão das atividades de ensino por mais 30 dias

A portaria entrou em vigor na sexta-feira, 15 de maio.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) prorrogou, por meio da Portaria n° 473, 12 de maio de 2020, o período de suspensão das aulas presenciais. O texto  autoriza substituição pelo ensino à distância (EAD), por mais 30 dias. A medida, de caráter excepcional, considera as orientações do Ministério da Saúde para prevenir a transmissão do novo coronavírus.

O objetivo é manter a grade curricular dos alunos do sistema federal de ensino, em que constam as universidades federais, institutos federais, e as faculdades privadas. A medida passou a valer no dia 15 de maio.

Cabe as instituições definirem quais as disciplinas serão substituídas pelo ensino via meios digitais, sendo de responsabilidade de a instituição disponibilizar as ferramentas e os meios necessários aos alunos para acompanhar os conteúdos, bem como possibilitar realização de exames de avaliação. A decisão da instituição deverá ser informada ao MEC.

A autorização foi estabelecida desde a Portaria n° 343, de 17 de março de 2020, e permite a opção por suspender as aulas pelo mesmo período. Com a observação de que deverá ser reposto integralmente ao retornar as atividades presenciais, para cumprir o calendário acadêmico.

Calendário Acadêmico UNIFAP

A presidência do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amapá, por meio da  Resolução n. 7/2020-CONSU, mantém, até segunda ordem, o calendário acadêmico 2020 suspenso por tempo indeterminado. A decisão considera consulta com a comunidade acadêmica, coordenações dos Cursos, Direções de Campi da UNIFAP, e as orientações do Grupo de Trabalho Local da COVID-19.

Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.