Maria Alves de Sá, a primeira reitora da Unifap

A docente exerceu a função de 1990 a 1992, criando o primeiro Estatuto da Universidade.

Dentro das comemorações do Jubileu dos 30 anos da Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Assessoria Especial da Reitoria (Assesp) preparou a “Galeria dos Ex-reitores”. O objetivo é resgatar o perfil e a trajetória acadêmica dos docentes que estiveram à frente da gestão da Universidade.

A série é uma homenagem aos ex-reitores, como forma de gratidão pelos trabalhos prestados à comunidade da UNIFAP. #MuitoObrigado!

Maria Alves de Sá

A professora Maria Alves de Sá nasceu no dia 4 de janeiro de 1938, no município de Afuá (PA), quando seus pais foram trabalhar na extração da borracha. Retornou para Macapá, em 1946, para começar os estudos escolares, iniciando no Grupo Escolar de Macapá e posteriormente no Grupo Escolar Barão do Rio Branco. Cursou o Ginásio e o Cientifico no Colégio Amapaense.

Em 1959, recebe uma bolsa preparatória, do empresário Augusto Antunes, proprietário do Grupo Caemi/Icomi, para cursar o ensino superior em Belém. Em 1960, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), no curso de Bacharelado em Ciências Sociais, onde também cursou Licenciatura Plena em Ciências Sociais (1963). Foi aluna do prestigiado filósofo Benedito Nunes, do notável jurista Daniel Coelho de Souza e do grande educador paraense Antonio Gomes Moreira Junior.

Em 1964, retorna à Macapá onde começa suas atividades profissionais como funcionária do Território Federal do Amapá, na vaga deixada por promoção na carreira, da professora e escritora Aracy Miranda de Mont’alverne. No mesmo ano, iniciou seu exercício profissional no Instituto de Educação do Território Federal do Amapá (Ieta). Em 1970, a convite do Diretor do Centro de Educação da UFPA, e seu professor de Administração Escolar, Antonio Moreira Jr., assumiu a coordenação do recém-criado Núcleo de Educação da UFPA em Macapá (NEM), durante a administração do Governador Ivanhoé Martins, permanecendo até 1990. O NEM foi o marco inicial do ensino superior no Amapá, por meio dele foi realizado o primeiro vestibular e ministrada a primeira aula de graduação superior em solo amapaense. Em 1981, concomitante à coordenação do NEM, foi nomeada para o Conselho de Educação do Território Federal do Amapá, no qual ocupou a vice-presidência e a presidência até 1984.

Em 1990, é nomeada a primeira Reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap) pelo Presidente José Sarney, por indicação do Governador Jorge Nova da Costa. Na Unifap, instituiu o Conselho Universitário, realizou os dois primeiros vestibulares e implantou os cursos iniciais. Permaneceu na Reitoria até 1992, quando se aposentou do Serviço Público Federal.

Na imagem, a Certidão do Tabelião de Notas de Macapá, com registro do primeiro Estatuto da UNIFAP, em 1990, na gestão da primeira reitora, Profa. Maria Alves de Sá. Fonte: Reprodução.

Em 1993, a convite da Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Conselheira Margarete Salomão de Santana, assume a chefia do Gabinete da Presidência daquela Corte de Contas, permanecendo até 2001. Em 2002, foi contratada pela Sociedade Educacional da Amazônia (Seama) para exercer a função de Coordenadora Acadêmica, tendo ocupado também as funções de Coordenadora Pedagógica e Ouvidora Geral, permanecendo nesta instituição
até 2005.

Em 2004, é nomeada para o cargo de Conselheira do Conselho de Cultura do Estado do Amapá pelo Governador Waldez Góes, no qual permaneceu por três biênios quando, junto com os Conselheiros Nilson Montoril (Presidente), Antonio Munhoz Lopes, Zaide Soledade e Manoel Bispo, foram incumbidos da restauração deste órgão que estava desativado há dez anos. Ao cumprir seus mandatos no Conselho de Cultura do Estado do Amapá, retira-se
da vida pública após mais de quarenta anos dedicados à educação, cultura e gestão pública no Amapá.

Na próxima “Galeria dos Ex-reitores”, você confere a história do Prof. Antônio Gomes de Oliveira, reitor no período de 1992 a 1997.

Fonte: Maria Alves de Sá

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.