Maria Alves de Sá, a primeira reitora da UNIFAP

A docente exerceu a função de 1990 a 1992, criando o primeiro Estatuto

Dentro das comemorações do Jubileu dos 30 anos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), a Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP) preparou a “Galeria dos Ex-Reitores”. O objetivo é resgatar o perfil e a trajetória acadêmica dos docentes que estiveram à frente da gestão da Universidade.

A série é uma homenagem aos ex-reitores, como forma de gratidão pelos trabalhos prestados à comunidade da UNIFAP. #MuitoObrigado!

Maria Alves de Sá

A professora Maria Alves de Sá é natural do município do Afuá (PA). Filha de Antônio Dias de Sá e Virgínia. Quando pequena, ao chegar no Amapá, com a família, morou na antiga Rua da Praia onde hoje é conhecida como Orla de Macapá. Em 1942, iniciou os estudos em um dos primeiros Grupos Escolares de Macapá. Somente em 1943, com a criação do Território Federal do Amapá integrou a primeira turma de formandos da Escola Barão do Rio Branco.

A professora Maria Sá em 1988. Fonte: Jornal Tribuna

Professora Maria Sá desde jovem sempre foi focada em seus objetivos. Optou por não se casar, pois acredita que essa não é a única opção para uma mulher. Seus objetivos sempre estiveram voltados à Educação. Depois de concluir o Científico, Maria Sá prestou o vestibular na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde aos 19 anos, ingressou no curso de Filosofia. Também cursou o Bacharelado em Ciências Sociais, em seguida, Licenciatura Plena em Pedagogia que preparava para o Magistério.

Na imagem, a Certidão do Tabelião de Notas de Macapá, com registro do primeiro Estatuto da UNIFAP, em 1990, na gestão da primeira reitora, Profa. Maria Alves de Sá.

Trajetória Profissional

Registro do primeiro Estatuto da UNIFAP, em 1990. Fonte: Reprodução

Seu currículo é vasto e extenso. Começou exercendo sua profissão no Instituto de Educação do Amapá (IETA), onde eram formados professores amapaenses. Para a docente, um dos grandes nomes da Educação amapaense é seu ex-aluno, já falecido, Prof. Leonil Amanajás. Nessa mesma época foi criado um polo de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Macapá. A docente Maria Sá foi indicada pelo responsável do programa para coordenar a formação dos professores em nível de 1º e 2º graus, permanecendo por 20 anos até a criação da UNIFAP. De 1990 a 1992, assumiu o cargo de Reitora Pro Tempore (temporariamente) por 2 anos.

Depois que deixou as atividades na UNIFAP, a Professora Maria foi convidada a atuar em instituições privadas do Estado. Também atuou como membro e presidente do Conselho Territorial de Educação e do Conselho Tutelar do Estado até 2011. Neste mesmo ano, aposentou-se com 30 anos de carreira no magistério, porém continuou atuando em instituições privadas.

Na próxima “Galeria dos Ex-Reitores”, você confere a história do Prof. Antônio Gomes de Oliveira, reitor no período de 1992 a 1997.

Fonte: Jornal Tribuna Amapaense
Pesquisa de Texto e Foto: Reinaldo Coelho

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.