Livro “Cenários do Amapá” traz panorama dos municípios do Estado

A publicação, em formato digital, está disponível para download

“Cenários do Amapá” é a recente obra publicada com dados dos municípios do Estado do Amapá. O estudo é resultado de mais de seis meses de trabalho do historiador e jornalista, Wellington Silva, iniciado em 2018. Em encontro, o autor apresentou a publicação ao reitor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Prof. Júlio Sá. O E-book está disponível para download: Cenários do Amapá.

A obra oferece informações sobre o histórico dos municípios do Amapá, com base na população estimada, em 2018. Traz, ainda, a área da unidade territorial, densidade demográfica, domicílios, estabelecimentos, total de endereços e de edificações por município. Outros dados coletados: Produto Interno Bruto (PIB), IDH e finança pública, por município, docentes, escolas e matrículas no pré-escolar, ensino fundamental e médio (por município). A pesquisa apresenta dados dos estabelecimentos de saúde, serviços e leitos, por município; produção agrícola (lavoura permanente e temporária); extração vegetal e silvicultura, atividade pecuária, por município.

De acordo com o autor, o material propõe roteiro de leitura acessível aos públicos, além de diversas ilustrações com fotos e imagens. “Sua linguagem simples foi construída como necessária ferramenta de informação para todos. A proposta é que todos saibam, gratuitamente, quer seja o cidadão comum, estudante, comerciante, investidor, autoridades federais, estaduais e municipais; quais são os últimos ou atuais cenários que cada município apresenta dentro de suas especificidades”, explica o historiador, Wellington Silva.

A coleta de dados foi realizada com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixa o E-book gratuitamente: Cenários do Amapá.

SOBRE O AUTOR – Wellington Silva é formado em História, filiado a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ. Em sua trajetória profissional, já atuou como Editor de Cultura do Jornal Combate, a partir de 1984; Editor e Redator (1987 a 1988), e no Jornal Hoje Amapá. Exerceu função de Assessor de Comunicação no Governo de Annibal Barcellos (1991 a 1993) e no governo de Waldez Góes (2003 a 2010). Em 1995, foi Secretário Executivo para a implantação e funcionamento do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado do Amapá. Também foi Diretor de Comunicação e Bibliotecário da Academia Amapaense Maçônica de Letras – AAML, entre outras atividades. Atualmente está na Coordenadoria de Planejamento da Seplan, no Núcleo de Apoio aos Municípios.

Obras publicadas – O historiador possui outros livros publicados como: Um Oh! Na Poesia (1987), Marabaixo Folclore Amapá (1990), Coletânea de Poetas, Contistas e Cronistas do Meio do Mundo (2010). Em 2017, participou da obra coletiva Do Sonho à Realidade, lançada pela Academia Amapaense Maçônica de Letras.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.