Live da UFMG abordará preservação ambiental, agronegócio e sustentabilidade

A live é do espaço UFMG Talks em casa, com temas em discussão, devido às queimadas no Pantanal.

Na próxima terça-feira, 6 de outubro, a partir das 19h, o espaço UFMG Talks em casa realizará uma live para discutir preservação ambiental, agronegócio e sustentabilidade com os  professores Raoni Rajão e Britaldo Soares. Os temas foram escolhidos devido a realidade de queimadas no Pantanal brasileiro, a transmissão do programa será feita através do canal da TV UFMG no YouTube e da sua página do Facebook.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizou um estudo que indica 61% de todo o território brasileiro é ocupado por mata nativa. Porém, o Brasil é a nação que mais desmata vegetações primárias. Os incêndios assolam as matas nativas, a vida animal e comunidades. Como diminuir as taxas de desmatamento e tornar a agropecuária brasileira mais sustentável? A ciência pode ajudar a resolver essa equação?.

São essas perguntas que darão o norte da discussão segundo a organização, além das perguntas enviadas por internautas.

Os convidados

Professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG, Raoni Rajão atua na área de Gestão Ambiental, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Britaldo Soares Filho é professor do Departamento de Cartografia da UFMG, onde desenvolve pesquisa em modelagem ambiental e aplicações para a avaliação e desenho de políticas públicas voltadas à conservação ambiental. Ambos professores trabalham em projetos de pesquisa com foco na recuperação da Bacia do Rio Doce, nos desafios para a implementação das metas climáticas de Paris no Brasil.

O UFMG Talks

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). O programa é um espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

UFMG Talks será todas quinta-feira, às 19h, onde pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

Colaboração de Texto: Vinícius Trindade (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP e Assessoria de Imprensa UFMG.