Lideranças refletem sobre ‘Suicídio e religião na Amazônia’, nesta terça-feira, 2

O evento contará com presença de lideranças religiosas de Macapá

Com objetivo de fomentar discussões sobre a temática do suicídio no âmbito religioso, será realizada nesta terça-feira, 2 de outubro, a mesa-redonda ‘Suicídio e religião na Amazônia’, às 8h30, no Auditório da Faculdade IMMES. O evento receberá lideranças religiosas de Macapá para entender as diferentes concepções que as religiões têm a respeito do suicídio.

A mesa terá participação do sacerdote católico, padre Joseph Kouadio, Pai Baba Luizinho D’Osun (Luiz Henrique Oliveira), Ygba Ase D’ Osun Emyn, Pastor Weverton Gleison Mendes Costa, Jonatas Borges de Lima – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e Maria dos Anjos – FEAP, Luana Nunes – Psicóloga e pesquisadora – AMBACS; Marcos Vinicuis de Freitas Reis – docente do Curso de Relações Internacionais da UNIFAP.

A atividade é destinada aos acadêmicos da instituição, pesquisadores da temática do suicídio e religião, profissionais da saúde e demais interessados. A inscrição será 1kg de alimento não-perecível, entregue no local. Os participantes receberão certificado de 5h.

Arte: Divulgação AsCom/UNIFAP, Valber Pimenta.

Desmistificar – O evento é organizado pelo Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com a coordenação do Prof. Dr. Marcos Vinícius de Freitas Reis, do Colegiado de Relações Internacionais (RI). O docente ressalta que a mesa será oportunidade para desmistificar mitos sobre a relação entre suicídio e religião, oportunizando o lugar de fala para os líderes religiosos.

“A religião é amplamente retratada dentro do contexto do comportamento suicida, podendo ser um fator protetor de vida, ou seja, um reforçador para que o individuo não cometa suicídio, ou um gatilho, isto em decorrência de processos de exclusão desse grupo social, além das possíveis punições que um indivíduo pode sofrer caso cometa suicídio”, explica o professor Dr. Marcos Vinícius de Freitas.

Tome nota – Dia 2 de outubro, às 8h30 – Auditório da Faculdade IMMES – Jovino Dinoá.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.