Licenciatura em Letras/Português EAD é conceito 4 em avaliação do MEC

Escala de avaliação do Ministério da Educação vai até a nota 5.

O curso de Licenciatura em Letras/Português, na modalidade de educação a distância (EAD), conquistou conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, na avaliação de curso realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação ocorreu no período de 26 a 28 de setembro deste ano e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca garantir a qualidade da educação superior ofertada no país.

Para a coordenadora do curso, Profa. Dra. Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos, o conceito 4 do MEC é resultado e reconhecimento do trabalho em equipe e a garantia da continuação da graduação. “Consideramos que a nota 4 é o reconhecimento do mérito do próprio curso e uma justificativa que ele continue a existir e a servir a população do Amapá. Cursos EAD chegam à populações que de outra forma não teriam acesso ao ensino superior. Para nós é muito importante o reconhecimento da equipe multidisciplinar, que também teve boa nota; é, também, o reconhecimento do mérito dos docentes que atuam no curso e que a nossa infraestrutura, ainda que seja frágil, consegue funcionar a favor do aluno”, avalia.

A avaliação do MEC focou em três dimensões da graduação: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. “Na organização didático-pedagógica, foram avaliados todos os modelos implementados e documentos institucionais para que o curso funcione, os planos de ensino dos professores, o Núcleo Docente Estruturante (NDE); em relação ao corpo docente e tutorial, foram avaliados os currículos Latte dos professores; e na Infraestrutura, foram avaliados todos os livros, PPC [Projeto Pedagógico do Curso], estrutura das salas, enfim, todo o apoio que é dado estruturalmente ao aluno”, explica.

Sobre a graduação
O curso de Licenciatura em Letras/Português EAD existe há quatro anos e foi a primeira vez que o curso foi avaliado pelo MEC. São 40 vagas ofertadas em cada um dos quatro polos, funcionando nos municípios de Macapá, Santana, Vitória do Jari e Oiapoque.

A graduação visa formar o licenciado em Língua Portuguesa de acordo com o contexto e necessidades locais e com o objetivo de atuação teórico-prática sob a realidade regional. Tem, ainda, por objetivo formar profissionais para atuar no Ensino Médio na rede pública e privada.

Saiba mais em https://www2.unifap.br/ead/letras-portugues/.

* Com informações do site do curso

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.