Lei de Libras completa 18 anos de vigência no Brasil

A data lembra importante conquista da comunidade surda no país.

Hoje, 24 de abril é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), data em que foi assinada a Lei de LIBRAS, nº 10.436/2002, e completa 18 anos de vigência. A lei garante ao surdo estar inserido na sociedade a partir dessa valiosa ferramenta de  inclusão social, conquistada pelas suas lutas. A Libras é considerada uma língua oficial do Brasil, desde 24 de abril de 2002.

A coordenadora do curso de Letras-Libras/ Português da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Profa. Natália Vasconcelos, enfatiza que a valorização e as conquistas da comunidade surda teve um avanço admirável. “Além de garantir a comunicação em LIBRAS em diversos ambientes sociais, determina que a disciplina de Libras seja ministrada nos cursos de ensino superior, possibilitando a comunicação entre ouvinte e surdos como essencial”, explica a docente.

O ensino de LIBRAS na UNIFAP

O curso de Licenciatura em Letras-Libras/ Português, oferecido pela UNIFAP há 5 anos. A graduação cumpre seu papel social junto com professores, alunos e técnicos que compõe o colegiado, comprometidos com a formação de profissionais para atuar junto às pessoas que se comunicam com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e assim promover o seu protagonismo.

Além do curso de Graduação, a UNIFAP desenvolve o Projeto de Extensão Universitária ‘Libras para a comunidade’, com o objetivo de ofertar o ensino da língua para a comunidade interna e externa. O projeto foi criado, em 2013, tendo como objetivo a capacitação de pessoas da comunidade, para o atendimento e comunicação aos surdos.

A docente, Profa. Natália Vasconcelos, destaca que durante o período de isolamento social devido à pandemia do COVID-19, a coordenação do ‘Libras para a Comunidade’ está preparando uma proposta de aulas EAD (Ensino à Distância).

Colaboração de texto: Addan Vieira e Letícia Amorim (Estagiários de Jornalismo/UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapbr
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.