Junho Vermelho | HEMOAP realiza coletas durante a pandemia

Voluntários com suspeita de COVID-19 estão inaptos para doação por até 30 dias.

Junho é o Mês de Conscientização para a Doação de Sangue. Segundo o Ministério da Saúde é necessário estimular a população para a importância da doação contínua de sangue, sobretudo diante da pandemia por Covid-19. O Instituto de Hemoterapia e Hematologia do Amapá (HEMOAP) adotou medidas preventivas contra o vírus desde o início da pandemia, implementando o teleatendimento para agendar doações e assim evitar aglomerações.

Como Doar

Para realizar doações de sangue durante a pandemia, é necessário agendar um horário através dos contatos (96) 98811-0200 (WhatsApp) ou (96) 98141-0773 (ligação). O agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. Além do teleatendimento, o Hemocentro localizado no Bairro Central de Macapá, na Av. Raimundo Álvares da Costa – n°1106, segue com funcionamento normal recebendo doadores voluntários.

Foto: Divulgação/HEMOAP

O Instituto realiza ações preventivas contra o Novo Coronavírus, como higienização das mãos com álcool 70% na portaria, distância entre os doadores, limpeza frequente dos equipamentos e uso de EPI’s. É permitida a entrada apenas com uso de máscaras de proteção.

COVID-19

Voluntários com sintomas respiratórios e febre ou que tiveram contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 não podem doar sangue por um período de 30 dias. Em caso de viagem nos últimos 30 dias, o voluntário estará apto para doação 1 mês após a data de chegada.

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue – menores de 18 anos precisam do consentimento dos responsáveis. Pessoas entre 60 e 69 anos, podem doar, com histórico de doações antes dos 60 anos.

Necessário:

• Pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não estar de jejum;
  • Documento de identidade com foto.

Tome Nota

Segundo o Instituto Datafolha, os Hemocentros registram queda de 30% nos estoques sanguíneos durante o mês de junho. Além disso, o levantamento mostra que 39% dos brasileiros não sabem o próprio tipo de sangue.

A campanha Junho Vermelho – Mês de Conscientização para a Doação de Sangue tem o objetivo de incentivar a população a doar sangue, e uma aumentar o estoque nesse período.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.