Janeiro Branco | Unifap recebe doação de equipamentos do MP-AP para o projeto AMBACS

O Ambulatório de Atenção a Crise Suicida (AMBACS) recebeu mobilias e cãmera fotográfica para fortalecer a microrrede de atendimento.

O Reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Professor Dr. Júlio César Sá de Oliveira, recebeu na quinta-feira, 14 de janeiro, o Termo de Doação do Ministério Público do Amapá (MP-AP), que dispõe sobre a doação móveis e equipamentos do MP-AP ao Projeto de Extensão Ambacs, da Unifap. A iniciativa faz parte da parceria entre as instituições, para manutenção e melhoria da microrede de atendimento do Ambulatório de Atenção a Crise Suicida (Ambacs).

O professor Washington Luiz Oliveira Brandão, coordenador do projeto Ambacs/Unifap, recebeu móveis e equipamentos eletrônicos no Almoxarifado Central do MP-AP, por meio dos servidores Telma Duarte e Marco Ravel, membros da Comissão de Desfazimento de Bens do Ministério Público do Amapá. A iniciativa do MP-AP visa a melhoria do atendimento e prestação de serviços de saúde mental aos amapaenses, através da microrede de atendimento Ambacs e outros entes. “Todos os móveis doados serão utilizados para ampliar os atendimentos e trabalhos desenvolvidos pela AMBACS/UNIFAP”, explica o docente. Entre os materiais entregues, estão: mesas, poltrona, armários, câmera fotográfica e estantes.

O projeto AMBACS recebeu mobilias e cãmera fotográfica para fortalecer a microrrede de atendimento. Foto: Reprodução/MP-AP

Microrede

O Projeto de Pesquisa e Extensão “Ambulatório de Atenção a Crise Suicida” conta com uma microrrede de atendimento em parceria com o Ministério Público do Amapá, Instituto Joel Magalhães (Ijoma), Prefeitura de Macapá (PMM), Centro de Valorização da Vida (CVV), Igrejas e Associações, possibilitando o amparo, tanto para as pessoas com o comportamento suicida, quanto aos familiares enlutados por suicídio ou que convivem com alguém que possui o comportamento.

A microrrede dispõe de quatro locais de atendimento em grupo: três em Macapá, nos bairros do Laguinho, Buritizal e Marabaixo III), e um em Santana. Também há atendimento psicológico individual que retornou ao Ijoma após reabertura das atividades com a flexibilização das medidas de isolamento devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Crianças e adolescentes com comportamentos autodestrutivos recebem atenção psicológica no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS’i), no bairro Jardim Marco Zero.

Ambacs

O Ambulatório de Atenção a Crise Suicida (AMBACS) é um projeto de extensão e pesquisa da UNIFAP, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e no Departamento de Pesquisa da UNIFAP. O AMBACS foi idealizado pelo docente, Profº Dr. Washingnton Brandão, também coordenador com a docente, Profª Drª Leila Feio. Hoje, o projeto conta com diversos colaboradores em órgãos públicos, faculdades privadas, acadêmicos de psicologia e profissionais da área.

Informações sobre datas e locais de atendimentos podem ser obtidas via rede sociais do projeto em: https://www.facebook.com/ambacs/

Com informações: Ascom/MP-AP  Ambacs/Unifap

Colaboração de Texto: Iago Fonseca – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Conheça o canal oficial da UNIFAP no YouTube

Confira a edição mais recente no Spotify

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.