Inscrições para Mestrado em Ciências Ambientais iniciam nesta segunda (16)

Interessados em cursar o mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) devem se atentar para o prazo de inscrição da seleção de alunos para a turma 2018, que inicia nesta segunda-feira, 16, e finaliza no dia 24 deste mês.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio de formulário de inscrição que será disponibilizado no site do Departamento de Processos Seletivos e Concursos (Depsec), com uma taxa de pagamento no valor de R$ 50.

É necessário o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) para candidatos brasileiros ou o número do passaporte para estrangeiros que não possuam CPF.

Ao todo, serão ofertadas 20 vagas, sendo três vagas para candidatos negros ou indígenas, uma para pessoas trans (travesti ou transexual) e uma vaga para pessoa com deficiência.

Poderão participar da seleção candidatos concluintes de cursos de nível superior que atestem conhecimento da língua inglesa por meio dos exames certificadores listados no edital de seleção e que apresentem carta de anuência (Anexo II do edital) de um(a) orientador(a) credenciado(a) no PPGCA que tenha disponibilizado vaga para o processo seletivo.

A seleção terá duas etapas: prova de conhecimentos específicos, a ser realizada às 9h do dia 6 de novembro de 2017 em local a ser previamente divulgado pelo PPGCA; e análise do Currículos Lattes.

A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 21 de novembro.

Confira, no site da Unifap , a íntegra do edital de seleção e seus anexos.

Mais informações pelo e-mail ppgca@unifap.

br ou pelo site do PPGCA.

PPGCF – O PPGCA tem como objetivo ser um agente transformador da realidade socioambiental no Amapá a partir da formação de profissionais qualificados para atuarem em uma ampla variedade de áreas do conhecimento, destacando-se a promoção do uso racional dos recursos naturais e a sustentabilidade ambiental frente aos desafios do desenvolvimento socioeconômico.

Trata-se de um programa de caráter interdisciplinar no qual diversas áreas da ciência se integrariam para gerar novos conhecimentos utilizando a temática socioambiental com foco em problemas ambientais relevantes.

As pesquisas do PPGCA abrangem áreas como gestão e sustentabilidade ambiental, problemas e conflitos socioambientais, ecologia e biodiversidade tropical, geração, desenvolvimento e inovação de tecnologias apropriadas para o desenvolvimento sustentável, estudo e análises de processos ambientais (saneamento ambiental, energias renováveis, biotecnologia, nanotecnologia, avaliação de impactos ambientais, gestão de fauna e flora, agricultura, saúde ambiental, populações humanas, clima urbano, poluição e ecotoxicologia etc.

).

As linhas de pesquisa do programa são “Gestão, Tecnologia e Inovação Ambiental” e ” Recursos Naturais e Sistemas Ecológicos (RNSE)”.

Confira o site do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unifap.

Serviço Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) – Mestrado Inscrições de 16 a 24 de outubro, exclusivamente no site www.unifap.br/depsec.

Taxa de inscrição: R$ 50.

Edital de seleção no site da Unifap.

Informações: ppgcf@unifap.

br ou site do PPGCA.