Iniciado processo de transição de gestão da Unifap

A atual equipe de gestão da Universidade Federal do Amapá (Unifap) iniciou na última semana de junho o processo de transição da administração da Instituição para o professor Júlio Sá, primeiro colocado na lista tríplice da consulta prévia para a escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade, realizada no dia 6 de junho deste ano, que deve assumir a Reitoria em setembro.

A primeira reunião entre a atual reitora da Unifap, Eliane Superti, e o futuro reitor ocorreu no dia 26 do mês passado, na qual ficou acertado como se dará o processo de transição.

De acordo com a reitora, A Unifap tem um conjunto de processos e ações que estão em andamento e que precisam ter continuidade.

“A troca de gestão não pode significar a interrupção da vida universitária, pelo contrário, somos uma mesma comunidade e a ideia é que, apesar da mudança de gestão, esses processos, esses fluxos sigam com tranquilidade, mas, para isso, é preciso que a gestão atual faça o processo de transição para a gestão que entrará, ou seja, situe a próxima gestão quais são os processos que estão em andamento, o que chega no momento em que ela tomar posse e quais foram os andamentos dados para que ele [o futuro reitor, Júlio Sá] possa decidir quais passos serão dados a partir do momento em que assumir a gestão”, explica Superti.

Dinâmica ̶ Para que o processo de transição de gestão da Unifap ocorra de maneira planejada, foi acordada uma agenda de reuniões, que serão realizadas de julho a setembro, entre os membros da administração atual e os que assumirão a Reitoria.

Em cada reunião, as equipes das pró-reitorias apresentarão todos os projetos e ações que estão em andamento e os que deverão ficar sob responsabilidade da nova gestão.

O último encontro será com a Reitoria e as unidades administrativas diretamente subordinadas a ela.

Todo esse processo será registrado por escrito e as apresentações e relatórios serão entregues à próxima gestão.

Segundo Eliane Superti, é a primeira vez que o processo de transição de gestão na Unifap ocorrerá neste formato, com reuniões sistematizadas e registradas por escrito.

Outra medida acordada é a execução conjunta de ações entre a reitora e o próximo reitor da Unifap já a partir deste mês.

“Como muitas ações desse final de gestão envolvem recursos que ficarão para serem administrados, essas decisões também passam a ser compartilhadas com o futuro gestor.

É uma forma de garantir que a Universidade não tenha descontinuidade nos trabalhos (.

.

) e a intenção, tanto minha como do professor Julio que está chegando agora para a gestão, é que possamos caminhar isso de uma maneira bastante tranquila”, finaliza Eliane Superti.