Inclusão e acessibilidade: “Libras para a Comunidade” realiza formatura de 70 participantes do curso

Curso de extensão faz parte do Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), qualificando pessoas a se comunicar com a pessoa surda.

O projeto de extensão “Libras para a Comunidade” realizou, no dia 9 de fevereiro, a formatura de 70 estudantes do curso de extensão de mesmo nome. Os participantes já possuíam conhecimento básico em Libras e dedicaram-se durante dois meses no aperfeiçoamento do aprendizado para receberem, neste dia, o certificado nos níveis IV e V.

O curso de extensão Libras para a comunidade existe desde 2014 e durante seus dez anos de existência entregou à sociedade pessoas aptas na comunicação em Libras, promovendo a acessibilidade.

O Libras para a comunidade é o projeto precursor do Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid). O programa de extensão da Unifap oferta cursos livres e gratuitos, aberto para a participação da comunidade, com chamada para matrículas por meio de edital.

A monitora da turma remota, Willany Maria, relatou em sua experiência que “os alunos seguiram firmes em busca da conclusão do curso e com empenho, superou desafios e juntos alcançaram a conclusão”. A monitora que acompanhou a turma presencial, Bruna Zamara, destacou o momento da formatura como “a consagração dos alunos que percorrem o caminho desde o nível básico, alcançando mais essa conquista”.

O aluno Whasington Mendes afirmou que “tive o interesse despertado em libras, por causa de um primo surdo”. Ele parabenizou a dedicação dos monitores e do corpo docente do projeto, no suporte estrutural e motivação para a conclusão do curso. Whasington também afirmou que busca seguir na área, como intérprete.

A coordenadora do curso de extensão, Libras para a comunidade, a professora Natália Vasconcelos, destacou que “é uma alegria imensa fazer parte desse momento, fazer parte do Profid que é o maior programa da nossa Universidade”. Ela também reforçou quanto a importância dos cursos para a empregabilidade, “são 70 alunos que logo estarão no mercado de trabalho, alunos que já atuam no mercado por conta dos nossos cursos”.

O professor Melque Lima, idealizador do projeto, enfatizou “quero parabenizar todos os alunos que escolheram participar do nosso projeto Libras para a comunidade, sejam bem vindos a próxima etapa, quem sabe ao próximo projeto tradução e interpretação de libras e o Profid é isso gerar oportunidades para jovens e adultos no Amapá todo!”.

Confira alguns momentos do evento:

* Texto: Juliana Alves (Bolsista Comunicação Profid)

* Fotos: Francisco Pinheiro (Bolsista Comunicação Profid)

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/