Inaugurado novo prédio do curso de Fisioterapia

O prédio do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi entregue na tarde de ontem, 30, aos docentes e acadêmicos da graduação.

A obra custou R$ 2.

891.

658,40, sendo R$ 2.

343.

663,83 provenientes de emendas parlamentares do ex-deputado federal Evandro Milhomen (R$ 2 milhões) e do ex-senador José Sarney (R$ 343.

663,83) e R$ 547.

994,57 são recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do Governo Federal.

Durante a inauguração, a reitora da Unifap, Eliane Superti, agradeceu ao corpo docente e acadêmicos do curso e à equipe técnica responsável pela obra.

Superti lembrou aos presentes a delicada conjuntura atual da Universidade, marcada pelo contingenciamento orçamentário e grave crise financeira, contudo a reitora ressaltou que essa realidade só poderá ser enfrentada com os esforços de toda a comunidade acadêmica.

“Isso significa que nós precisamos (.

.

) unir forças para que tenhamos uma Universidade reconhecida pela importância e pelo valor que ela tem para o estado e para a região.

E o curso de fisioterapia vem com muita força para dizer que valor é esse, pois tem um corpo docente extremamente qualificado e a partir de hoje uma estrutura que permite atingir as notas mais altas nos processos de avaliação.

Agora é preciso que vocês acadêmicos façam a diferença o Enade deste curso tem que fazer a diferença.

Hoje a Unifap tem dois cursos nota 5, tenho certeza que deste curso vem outro 5”, disse Superti.

Em seu discurso, o coordenador do curso, Areolino Matos, fez uma analogia dividindo a graduação em corpo e alma, ressaltando que Fisioterapia já possuía uma alma – os professores – e que agora ganhava o corpo.

“Sou professor há 17 anos de Fisioterapia e não conheço um prédio, principalmente em instituições públicas, que tenha essa estrutura.

(.

.

) Agora a gente juntou o corpo excelente do curso à alma muito boa que já tínhamos e eu tenho certeza que o curso será um dos melhores da região Norte e, porque não, um dos melhores do país”, afirmou.

A mesa simbólica da cerimônia de entrega da obra foi composta pela reitora da Unifap, Eliane Superti; pela vice-reitora, Adelma Barros-Mendes; pelo chefe de gabinete, Walter Lima; pelo pró-reitor de Planejamento, Allan Jasper; pela prefeita do campus, Jennefer Lavor; pelo coordenador do curso, Areolino Matos; pelo professor Cleuton Landre, representando o corpo docente do curso; e pelo acadêmico Juliano Giorgio, representando o corpo discente da graduação.

Estrutura Com uma área de 2.

400 mil metros quadrados, o prédio de dois pavimentos possui cinco salas de aula, piscina aquecida e área molhada, sete laboratórios para atividades práticas do curso, dois vestiários, elevador, sala de coordenação de curso, sala dos professores, secretaria e espaço de apoio ao docente, um laboratório de informática e banheiros nos dois andares.

A acadêmica Everlane Santos disse se sentir “maravilhada” com o novo prédio.

“Estou achando tudo incrível! Fisioterapia era tudo o que eu queria, então poder ter uma formação de qualidade que eu sei que todos esses equipamentos e os professores podem me proporcionar fará com que eu seja uma excelente profissional”, comentou.

Segundo o coordenador do curso, o prédio atenderá atualmente cerca de 130 acadêmicos e 17 docentes.

Em dois anos, serão por volta de 36 professores e 250 alunos.

A partir de 2018, serão em torno de 800 a 1.

000 atendimentos mensais para a comunidade, em diversos tipos de modalidade que a fisioterapia atua.