Hospital Universitário abre leitos pediátricos e recebe primeiras crianças

Cinco bebês já foram acolhidos pela equipe multidisciplinar do Hospital Universitário e mais pacientes pediátricos serão recebidos nos próximos dias.

Macapá (AP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, disponibilizou, nesta quarta-feira, 31 de maio, 20 leitos para reforçar o atendimento à crise sanitária gerada pelo crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças no estado. As primeiras crianças foram recebidas pela equipe multidisciplinar do hospital, passaram por triagem e já estão acolhidas em leitos de enfermaria pediátrica. São cinco bebês com idade entre dois meses e dois anos.

“Hoje fizemos a abertura oficial da enfermaria pediátrica do HU-Unifap e recebemos nossos cinco primeiros pacientes. As crianças foram muito bem acolhidas, já estão recebendo todos os cuidados da nossa equipe e amanhã receberemos mais pacientes. Quarta da semana que vem temos a previsão de abrir os leitos de UTI pediátrica com uma nova equipe da Ebserh, vinda de Minas Gerais, para dar suporte à nossa ação”, explicou Aljerry Rêgo, superintendente do hospital.

Os leitos de enfermaria pediátricos abertos são resultado do trabalho em rede dos hospitais universitários federais da Rede Ebserh, que contou com o envio de voluntários, equipamentos, medicamentos e insumos como oxigênio. O esforço profissional foi dividido em equipes que alternarão sua atuação em Macapá. Os primeiros voluntários são do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). Na segunda-feira, 29, a primeira equipe já totalizava 23 profissionais, incluindo duas pessoas do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR).

Esses profissionais ficarão no Amapá por até 20 dias e outros voluntários devem chegar nas próximas semanas para reforçar a atuação. São médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, residentes médicos, residentes em enfermagem e residentes em fisioterapia. Todos eles foram recrutados a partir do edital de voluntários publicado pela Ebserh.

“Este é um esforço de mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh. Não estamos medindo esforços para que a defesa da vida seja prioridade no Amapá e a abertura destes espaços no HU-Unifap é fruto desse compromisso”, destacou o presidente da estatal, Arthur Chioro. A ação tem ainda a participação do Ministério da Saúde, Marinha do Brasil e Secretaria de Saúde do estado.

Solidariedade

Chefe da divisão de Gestão do Cuidado do hospital da Universidade Federal do Maranhão, Tereza Raquel Gomes Alencar chegou a Macapá em 22 de maio para apoiar o HU-Unifap na montagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria pediátrica. Ela destacou a importância da Rede Ebserh neste momento de crise sanitária. “Fomos deslocados para o Amapá com o objetivo de fornecer material, medicamentos, estrutura e equipamentos à equipe do HU-Unifap. Nosso trabalho em rede mobiliza profissionais para ajudar em momentos de emergência como esse. Reunimos uma equipe com experiência em pediatria, UTI pediátrica e estruturação de serviços, o que facilita uma rápida e pronta resposta para o trabalho do HU-Unifap”.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Texto e foto: Divulgação/HU/Ebserh

Fonte original da  matéria: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-norte/hu-unifap/comunicacao/ultimas-noticias/ebserh-e-hu-unifap-vao-abrir-10-leitos-de-uti-pediatrica-e-20-leitos-de-enfermaria-pediatrica-para-atender-emergencia-em-saude-no-amapa

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: