Hackathon Lupa NH: competição ajudará a construir aplicativo para mapear infraestrutura do bairro Novo Horizonte

Os interessados pela área de ciência da computação, amadores, profissionais ou estudantes de quaisquer universidades terão a oportunidade de participar do Hackathon Lupa NH no dia 4 de março (sábado), das 08h às 17hh, no laboratório de Webjornalismo da Unifap (Universidade Federal do Amapá), localizado no prédio da Rádio Universitária.

Haverá emissão de certificado aos participantes.

As inscrições (gratuitas) prosseguem abertas aos que queiram participar até o dia do evento no link https://goo.gl/forms/V9985Rm9sXlNqAm03 e podem ser feitas individualmente ou em equipes.

O evento, estilo Hackathon, tem como base a competição na busca das melhores soluções computacionais open source para atingir o objetivo que será proposto: a construção de um aplicativo para mapear as condições de saneamento e infraestrutura do bairro Novo Horizonte, na zona norte da capital.

Com o aplicativo escolhido, os moradores poderão alimentá-lo com informações sobre indicadores de quantas ruas não têm asfalto, contabilizar os locais com iluminação deficitária, onde não existe saneamento básico, etc.

Será possível visualizar os pontos em um mapa on-line.

A própria população vai ajudar a quantificar as deficiências de infraestrutura do bairro.

Em breve, e após cumpridas algumas etapas, a intenção e disponibilizar os números levantados pelo aplicativo em um sistema de visualização público.

O organizador evento, professor Walter Teixeira Lima Junior, explica que o Hackathon Lupa NH surgiu a partir de um projeto de sua autoria vencedor do edital de Bolsa PQ no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e cuja parte que aborda o “Jornalismo Hiperlocal” vem sendo desenvolvida pela bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e acadêmica de Jornalismo, Alena Tavares.

“O Hackathon é uma ótima oportunidade para competir de forma saudável, elevando os limites do conhecimento da Ciência da Computação, em prol de um projeto de extensão com a comunidade importante para que possamos conhecer os números da infraestrutura do bairro de Novo Horizonte.

Espero uma grande participação”, afirma o prof.

Walter Lima Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em http://projetolupanh.blogspot.com.br/