Grupo de Estudo da Unifap promove ciclo de palestras sobre a cultura afro-brasileira

O Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-raciais com Ênfase em Educação Quilombola, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Fundação Cultural Palmares, de Brasília (DF), promovem amanhã (2) o ciclo de palestras “Conheça Mais Cultura: Afro-brasileira, nosso patrimônio”.

O evento acontece no Museu Sacaca, de 8h30 às 12h e de 14h às 18h.

Serão realizadas duas palestras no ciclo: “Mana, vem vê, rezar e cantar as Alvoradas e Folias afro-amapaenses”, com o prof.

Carlos Augusto Gomes, e “Camdombeiro vem de longe / Caminhando devagar / Eu cheguei nesse candomblé / Capitão dá licença”, proferida pelo Ms.

Ridalvo Feliz de Araújo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Ciclo de Palestras é realizado pela Fundação Palmares em várias cidades do país.

O evento é um espaço no qual pesquisadores, estudiosos e mestres expõem seus conhecimentos sobre os diversos aspectos da cultura negra.

As palestras realizadas são convertidas em livros para compor a Coleção Conheça Mais.

As publicações visam atender à demanda por material didático na área de cultura afro-brasileira, de acordo com a Lei nº 10.

639/2003.

Além das palestras, o “Ciclo de Palestras Conheça Mais Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio” traz a exposição “Fundação Cultural Palmares em Cartaz” que mostrará ao público 18 da série de cartazes desenvolvidos pela instituição ao longo de 26 anos de existência.

Gepei O Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola realiza estudos em três linhas de pesquisa: Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola; Cultura de Base Africana e Educação; e Educação, Museologia,Patrimônio Cultural, Relações Étnico-Raciais e de gênero.

O principal objetivo do grupo é contribuir para a melhoria da educação pública no Amapá, bem como para a eliminação do racismo, preconceito e discriminação étnico-racial em ambientes escolares.

Serviço: Ciclo de palestras “Conheça Mais Cultura: Afro-brasileira, nosso patrimônio”.

Dia 2 de outubro de 2014, de 8h30 às 12h e de 14h às 18h, no Museu Sacaca (Avenida Feliciano Coelho, entre as ruas Manoel Eudóxio Pereira e Professor Tostes, bairro do Trem).

Realização: Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola (Unifap) e Fundação Palmares.