Galeria dos ex-reitores é inaugurada.

Compartilhe:

Na tarde manhã desta sexta-feira (07) foi inaugurada a Galeria dos Reitores da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no prédio da Reitoria.

A Galeria é uma maneira de homenagear ex-reitores da instituição, resgatando, ao mesmo tempo, um pouco da história da Universidade.

O atual reitor, José Carlos Tavares, presidiu a cerimônia em que estiveram presentes alguns dos ex-reitores homenageados, representantes dos governos municipal e estadual e a reitora da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Maria Lúcia Teixeira Borges.

A galeria ocupa uma parede da sala de reuniões da Reitoria com as fotos de todos os reitores que passaram pela administração da Universidade.

Nesses 24 anos da instituição, a Unifap teve sete reitores.

Segundo Tavares, a homenagem é uma forma de emergir o sentido de coletividade da Unifap.

“Nada mais justo que lembrar os que por aqui passaram.

A galeria reflete os desafios encarados, cada um a seu tempo, pelos os que estiveram à frente da administração universitária”.

Breve histórico.

A professora Maria Alves foi a primeira reitora da Unifap, sendo substituída pela professora Laíses do Amparo Braga, que promoveu o primeiro vestibular inteiramente realizado por professores e técnicos da UNIFAP, e que dirigiu os destinos da Instituição de ensino até 1992, quando foi substituída por Antonio Gomes de Oliveira, que cuidou de promover a organização do quadro efetivo de técnicos e docentes,o reconhecimento dos cursos oferecidos pela UNIFAP, e foram construídos outros prédios para além dos recebidos da UFPA.

O Prof.

Antonio Gomes nomeou como Vice-Reitor João Wilson Savino Carvalho.

Em outubro de 1997 Antonio Gomes foi substituído pelo Prof.

Dr.

João Renor Ferreira de Carvalho, em cuja gestão foi constituída a Fundação de Apoio à UNIFAP – FUNDAP e iniciou-se a expansão da UNIFAP para o interior do Estado, com cursos modulares em Oiapoque e Laranjal do Jari.

João Renor nomeou seu Vice-Reitor Luis Izamu de Barros Kansaki.

Substituiu João Renor o professor Paulo Fernando Batista Guerra, que assumiu a Reitoria da UNIFAP em fevereiro de 1999, o primeiro a cumprir integralmente o mandato de quatro anos, e em seu mandato criou o CONSU e aprovou o regimento geral da Instituição, Seus vice-reitores foram Alfredo Augusto Ramalho e Manoel Azevedo de Souza.

O período de protemporalidade dos reitores da UNIFAP se encerra com a primeira eleição direta para Reitor da UNIFAP, na qual é eleito o professor adjunto IV, João Brazão da Silva Neto, em junho de 2002, tendo como vice-reitor o professor João Nascimento Borges Filho.

E em seu mandato promoveu a expansão do quadro de servidores.

E em julho de 2006, na segunda eleição para reitor da UNIFAP é eleito José Carlos Tavares Carvalho, tendo como Vice-Reitor o Prof.

Dr.

José Alberto Tostes, para um mandato regular de quatro anos, ao final do qual, em julho de 2010, consegue reeleição, tendo como vice-reitor neste mandato o Prof.

Dr.

Antônio Sérgio Monteiro Filocreão, e se encontra agora na fase final do seu segundo mandato.

A criação da Fundação Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) foi constituída pelo Decreto 98.

997, de 02 de março de 1990.

É uma Instituição Pública nos termos da Lei 7.

596, de 10 de abril de 1987, vinculada ao Ministério da Educação.

Galeria de imagens

Compartilhe:
Fechar Menu