Fiocruz apresenta orientações de cuidado com a saúde mental na quarentena

Fiocruz apresenta orientações de cuidado com a saúde mental na quarentena

Compartilhe:

 

As estratégias ajudam a equilibrar a saúde mental durante a pandemia da Covid-19.

Devido à pandemia do novo Covid-19 e a rápida propagação do vírus, o Ministério da Saúde,  baseado em evidências científicas e essenciais para a proteção da saúde da população, recomenda que todos evitem contato físico com outras pessoas, permanecendo apenas em casa como maneira preventiva de não infecção do coronavírus. No entanto, este período pode tornar-se um fator estressante  impactando diretamente na saúde mental de quem passa por este momento atípico. 

Para tanto, com a ajuda da cartilha oferecida pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), iremos compartilhar algumas orientações que podem ajudar a equilibrar sua saúde mental durante esta pandemia de Covid-19. 

  • Estabeleça uma rotina diária:  a retomada de uma rotina diminui o estresse e promove a sensação de controle, readaptando-se a esta realidade. Além disso, tendo um horário certo para se executar seus afazeres,  a alimentação e o sono consequentemente terão também horários próprios;
  •  Realize exercícios físicos: Estudos apontam que realizar exercícios físicos com frequência auxiliam na diminuição da ansiedade e da depressão, auxiliando na saúde mental do indivíduo;
  • Realize exercícios cognitivos: manter a mente ocupada estimulando-a a exercícios cognitivos como leitura, caça-palavras, cursos online, promovem à sensação de produtividade e controle;
  • Esteja atento ao consumo frequente de bebidas alcoólicas: o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas pode parecer viável quando “todos os dias são iguais”, mas tornar da bebida uma muleta pode desencadear dependência”. Por outro lado, substâncias como tabaco, metanfetamina e cocaína aumentam a vulnerabilidade do organismo no que se referem a comorbidades na COVID-19, devido aos seus efeitos na capacidade pulmonar. 
  • Mantenha contato: A pandemia é caracterizada por distanciamento físico, mas não afetivo! Portanto, continue mantendo contato com pessoas que gosta, seja por ligações, mensagens de texto e vídeo-chamadas. Esta medida auxilia a diminuir os impactos negativos do distanciamento social reforçando a rede socioafetiva. 

Saiba mais em: https://portal.fiocruz.br/

Acesse a Cartilha: Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19 – A quarentena na Covid-19 – orientações e estratégias de cuidado.

Para conhecer as outras cartilhas da série já publicadas, clique aqui.


Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu