Festival que brinda ciência estreia em Macapá

Compartilhe:

Macapá fará sua estreia no Pint of Science em grande estilo.

Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como a troca de conhecimento derivados da pesquisa científica e do saber do pequeno agricultor; os desafios da literatura na região de fronteira; dos avanços da Ciência Cognitiva tendo como objeto a Floresta; da oportunidade de mostrar com alegria conceitos da Física para crianças internadas em hospitais; jovem cientista amapaense premiado pelo CNPq e como superar barreiras e, ainda, do laboratório científico à culinária regional.

A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento.

Será uma oportunidade para os interessados conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência.

“Falar sobre ciência num local além dos muros das Universidades, Faculdades e Institutos, pode atrair a atenção de pessoas que não se interessariam pelo assunto desta forma”, diz Walter Lima, coordenador do evento na capital.

O pesquisador ressalta que é importante que ocorram esses tipos encontros para a popularização e divulgação da ciência, que fornecem a oportunidade de diálogo direto com a sociedade.

“É a sociedade que sustenta grande parte das pesquisas científicas, portanto, ela deve estar a par dos avanços científicos e nos ajudar a sensibilizar os governantes brasileiros sobre a importância de se investir mais na pesquisa científica”, afirma Walter Lima.

A programação completa está disponível no site http://pintofscience.com.br/events/macapa e não há necessidade de inscrição.

A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

Para quem desejar interagir com as informações do evento, em Macapá, basta acessar https://www.facebook.com/events/163263401165442/?ti=cl De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários.

Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.

No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos (SP), o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.

Texto: Divulgação


Compartilhe:
Fechar Menu