Feira durante SNCT pretende fortalecer cultura da inovação tecnológica

As novidades na área da pesquisa de pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e seu papel como agente de inovação no estado serão discutidos durante a I Feira de Inovação Tecnológica (FIT) no próximo dia 26, às 15h, no prédio do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (CIPP).

O evento é parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 23 a 29 de outubro.

O objetivo central do evento é o fortalecimento da cultura de inovação tecnológica, com vistas ao benefício da sociedade amapaense por meio da geração de soluções digitais ou de utilidade inovativa no âmbito da Universidade.

“A I Feira de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amapá pretende ser um espaço de conferências, diálogos e comunicação das pesquisas mais inovadoras do Amapá, considerando seu papel dentro da inovação pós-graduada no estado”, ressaltou o responsável pelo evento e diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Unifap, professor Daniel Chaves.

Alguns dos (as) autores (as) e inventores (as) das recentes pesquisas inovadoras serão os conferencistas.

Dentre os estudos, será apresentada a tese de doutorado da professora Anna Eliza Maciel, vencedora do Prêmio Capes Teses 2017 na área de Farmácia.

O evento ainda irá apontar o crescimento nos índices de desempenho das atividades concentradas no NITT (patentes, softwares, modelos de utilidade, marcas e indicações geográficas) diante dos desafios da proteção da propriedade intelectual, conforme adotada nas categorias do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

“Nós devemos observar os exemplos já potencializados para continuar expandindo o acesso público às tecnologias em desenvolvimento, observando a salutar correia de transmissão do que há na base da cadeia até a ponta da lança”, afirmou Daniel Chaves.

O professor ainda destaca que o desafio da transferência da tecnologia como processo, desde a base da construção local/regional das agendas de pesquisa, ainda tem pleno terreno para o avanço no Amapá.

SNCT 2017 A “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: A Matemática está em tudo” ocorrerá no estado entre os dias 23 a 29 de outubro de 2017, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Embrapa Amapá, Instituto Federal do Amapá (Ifap), Iepa e auditório do Conselho Federal de Medicina.

A Matemática foi escolhida como tema da SNCT 2017.

A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema ocorrerão no Brasil nos próximos anos: a Olimpíada Internacional de Matemática (2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (2008), ambos pela primeira vez no país.

Saiba mais no site oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e no site da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá.