Farmácia realiza curso sobre a prática farmacêutica para estudantes do ensino médio

A graduação de Farmácia, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), ofertou na semana passada o curso “A arte de produzir medicamentos” para alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas, que puderam vivenciar a profissão farmacêutica por meio do preparo de medicamentos e cosméticos.

Cerca de 80 alunos oriundos das escolas estaduais Profº Antonio Messias Gonçalves da Silva, Sebastiana Lenir de Almeida, Cecília Pinto, Azevedo Costa e Mário Quirino participaram do evento.

“[A ideia do curso] surgiu justamente da necessidade de que, muitas vezes, os alunos do ensino médio optam por carreiras universitárias sem ter uma noção de fato do que elas seriam e, dessa maneira, eles (.

.

) já terão essa experiência prévia para escolher, com mais segurança, o seu curso e, quem sabe, possam vir a tornarem-se nossos futuros discentes do curso de Farmácia”, explica o professor e ministrante do curso, Fábio Oliveira.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de produzir medicamentos e cosméticos.

Foram feitas cápsulas, granulados efervescentes, pasta de dente e gel.

E o professor Fábio garantiu que os participantes saíram satisfeitos com o resultado.

“Estamos aplicando questionários no final e o índice de satisfação foi bem elevado.

Muitos deles nunca pisaram em um laboratório e só o fato deles terem essa oportunidade abre o horizonte deles, trazendo uma visão de futuro para a carreira acadêmica e alguns, inclusive, começaram a considerar fazer farmácia”, afirma Fábio Oliveira.

A aluna do terceiro ano da Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, Keyssyany Câmara, participou do curso com a intenção de conhecer melhor a profissão farmacêutica.

“Eu gostei muito [do curso] porque é uma coisa diferente, nova, onde (sic) a gente pode ter a oportunidade de conhecer coisas e tirar a curiosidade sobre a área de farmácia.

Penso em fazer enfermagem, mas se eu não for pra essa área, com certeza vou fazer farmácia”, declara.

O curso faz parte do projeto de extensão “A arte de produzir medicamentos”, vinculado à graduação de Farmácia.

Além de trazer à Unifap alunos do ensino médio para assimilar a essência da profissão farmacêutica, tem ainda como enfoque a participação dos estudantes vinculados às atividades de pesquisa, em nível de graduação e pós-graduação, permitindo assim uma vivência acadêmica extensionada.

Além do professor Fábio Oliveira, colaboraram com a realização do curso os mestrandos em Ciência Farmacêutica da Unifap, Jennifer Cavalcante e Alberto Tavares, e o bolsista de graduação Ozzy Moreno.

Escolas estaduais interessadas em agendar a participação de estudantes no curso podem entrar em contato com o professor Fábio, pelo telefone 4009-2920.