FAPEAP divulga pré-seleção de projetos de pesquisa para financiamento

Professores da UNIFAP aprovaram, nessa fase, 23 projetos que englobam diversas linhas de pesquisa.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP) divulgou o RESULTADO da pré-seleção para a Comissão de Avaliação Presencial da Análise e Julgamento das Propostas submetidas à FAPEAP, feita através da Chamada Pública 003/2020 FAPEAP/Decit/SCTIE/MS/SESA-AP/CNPq, do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). Docentes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) tiveram 23 projetos aprovados nessa fase. O edital prevê 12 financiamentos ao final da seleção.

O resultado definitivo será divulgado no dia 26 de janeiro de 2021. Ao final da seleção, irão receber aporte financeiro projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Estado do Amapá, com significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as linhas de pesquisa apresentadas pelos professores da UNIFAP estão temas relacionados ao diabetes, covid-19; violência, assistência pré-natal, desenvolvimento de bioprodutos, entre outros.

“A FAPEAP é uma grande fomentadora da pesquisa no Estado do Amapá. Para nós, termos diversos professores contemplados demostra o potencial da Universidade e alavanca a produção científica institucional”, avaliou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNIFAP, Profª Drª Amanda Alves Fecury.

Financiamento

Os recursos totais para os projetos são de R$ 766 mil. Desses, R$ 600 mil são oriundos do O Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, a serem repassados por meio do CNPq, e R$ 166 mil da FAPEAP e Secretária de Estado da Saúde do Amapá (SESA-AP), provenientes do tesouro do Estado de Amapá.

Os projetos de pesquisa receberão valores de acordo com a faixa que se encontra os pesquisadores. Na faixa A, propostas para pesquisador doutor, o valor é de R$ 50 mil. Na faixa B, pesquisador mestre, o financiamento é de R$ 33,2 mil. No montante, os recursos são de R$ 600 mil para financiar até 12 projetos na faixa A e R$ 166 mil para a faixa B para cinco projetos.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFA