Experiência da Unifap na implantação de processo eletrônico é repassada para Unifesspa

Cinco servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) estão na Federal do Amapá para conhecer a experiência de implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) na instituição.

A Unifap já trabalha a consolidação do PEN desde 2016 e, no final de 2017, foi emitida a Ordem de Serviço 003/2017 tornando obrigatório o uso do meio eletrônico para a produção de processos administrativos.

A tramitação de processos apenas no âmbito digital atende ao Decreto 8.

539/2015, que dispõe o uso do meio eletrônico para esses fins.

Durante a visita técnica, os representantes da Unifesspa poderão conhecer um pouco da mudança de cultura inserida na instituição para o bom funcionamento da prática administrativa de processos por meio eletrônico.

“O PEN introduz práticas inovadoras no setor público – elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibiliza informações em tempo real.

Hoje essa realidade é um fato no serviço público.

Abolir o papel é regra e não há mais volta”, ressaltou a pró-reitora de administração, Wilma Gomes Silva Monteiro.

A servidora Larissa de Albuquerque, que participou da comissão que deu início à prática no seio da Unifap, enfatiza que o PEN promove, além da economia, agilidade nos processos.

“A falta de papel para tramitação de processos por meio físico por vezes atrasava justamente pela falta da matéria-prima.

Então, ganhou-se agilidade no acesso à informação e evitamos, dessa forma, extravio do documento”, afirmou.

Os profissionais da Unifesspa permanecem no campus Marco Zero até a próxima sexta-feira.

Nesse meio-tempo, irão conferir quais as dificuldades e caminhos percorridos pela Universidade até a consolidação dessa cultura: os trabalhos de divulgação, informação e capacitação.

A Unifap e a Unifesspa já estabelecem essa parceria há tempos.

“Nós já estivemos na nossa coirmã para observar a implantação de módulos do SIGAA (Sipac, SigRH ), já que eles utilizam o sistema há mais tempo.

E hoje os recebemos para esse intercâmbio de boas práticas”, lembrou o pró-reitor de planejamento, Jefferson Martins.

Atualmente, apenas os processos para pagamento de obras, por serem muito volumosos, ainda são tramitados em meios físicos.

Mas até esse processo já está, aos poucos, adequando-se às novas regras.

Mais informações sobre o PEN/Unifap podem ser obtidas em http://www2.unifap.br/pen/