Ex-aluno do curso de Educação do Campo é finalista nacional do Prêmio Educador Transformador 2023

Projeto de Adivair Freitas Ribeiro ficou entre os dez primeiros do Brasil.

O ex-aluno do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no campus Mazagão, Adivair Freitas Ribeiro, foi finalista nacional do Prêmio Educador Transformador 2023. Atualmente professor da rede municipal em Laranjal do Jari, Adivair concorreu na categoria Fundamental II com o projeto Intitulado “Reflorestar é projetar o amanhã” e ficou entre os dez melhores do Brasil.

O projeto foi pré-selecionado dentre setenta inscritos e concorreu à premiação na categoria Fundamental II, em nível nacional. O evento de premiação ocorreu nesta semana em São Paulo, de 9 a 12 de maio, durante o Congresso Bett Brasil 2023, organizado pela Microsoft e pelo Sebrae.

Segundo o professor Adivair Ribeiro, o projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Joana Alfaia da Conceição, localizada dentro da Reserva Extrativista Rio Cajari, objetivando realizar a recomposição florestal de áreas desmatadas. Houve a coleta de sementes de espécies nativas, produção de quase 300 mudas e plantio junto com os alunos, de modo que, em todas as etapas que compreenderam a execução do projeto, foram desenvolvidas atividades didáticas relacionadas com as disciplinas pertinentes ao Fundamental II.

O Prêmio Educador Transformador visa reconhecer o esforço de professores que, mesmo com dificuldades estruturais em suas escolas, conseguem realizar práticas transformadoras na educação. Desta forma, para reconhecer e promover estas práticas, surgiu o Prêmio Educador Transformador, fruto da união do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare e do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, do Sebrae.

* Texto: Prof. Dr. Galdino Xavier (Educação do Campo / Unifap)

* Fotos: Divulgação

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: